Como a Uva Viognier se Desenvolveu nas Terras Brasileiras
COLUNA DE VINHOS JOÃO RICARDO RODRIGUES
Continuamos a nossa viagem pelas uvas brancas que encontraram terroirs pelo Brasil.
 
Então vamos lá:
 
A uva
 
Resgatada da quase extinção após ter sido atacada pela praga filoxera (um pulgão que ataca as raízes das videiras e impede a distribuição de nutrientes para a planta) e pela falta de interesse de seus produtores e dos consumidores a uva Viognier, pronuncia-se vi-on-iê, quase desapareceu.
 
Na década de 1960 na região do norte da Côtes du Rhône na França havia pouquíssimos hectares plantados com a variedade, menos de 10 hectares plantados em Condrieu, porém ao migrar para a região do Languedoc e depois para outros países, acabou sendo redescoberta e seus vinhos ganharam novamente o gosto dos consumidores.
 
Segundo pesquisas de DNA a Viognier está geneticamente relacionada a Mondeuse Blanche e Shiraz, e provavelmente surgiu no século XVIII na região do norte da Côtes du Rhône.
 
Os vinhos mais famosos da uva Viognier são encontrados ao sul da Denominação de Origem de Condrieu, com destaque para o Château Grillet que é uma pequena e única apelação de Viognier com apenas 3,8 hectares de vinhedos.
 
A uva Viognier é de difícil cultivo e com baixo rendimento, a sua colheita requer o perfeito amadurecimento dos frutos, pois se colhida precocemente, ela não desenvolve todos seus aromas e sabores, quando colhida tardiamente, produz um vinho oleoso e sem o aroma característico.
 
Os vinhos elaborados com a uva Viognier geralmente são bastante aromáticos com destaque para aromas de damascos, pêssegos (as frutas de caroço), notas florais, de mel, e notas minerais, apresentam corpo médio e baixa acidez com teor alcoólico variando entre 13% e 15%.
 
Assim como a Chardonnay a Viogner pode passar por amadurecimento em barricas de carvalho agregando estrutura e complexidade aos seus vinhos e com capacidade de envelhecimento.
 
No Rhône, a Viognier é muitas vezes mesclada com a Syrah para ajudar a estabilizar a cor e fornecendo riqueza de aromas e elegância.
 
A casta também pode ser encontrada nos Estados Unidos na região da California, onde encontramos excelentes varietais ou cortes principalmente com as uvas Chardonnay, Chenin Blanc ou Colombard, na Austrália costumam passar por madeira, Chile e Argentina tem aumentado os seus vinhedos com a casta e no Brasil na região Sul e nos Terroirs de Inverno onde tem apresentado bons resultados.
 
A Viognier possui um bom corpo e textura para combinar com queijos de massa mole, peixes e frutos do mar no vapor, acompanhados por molhos delicados
 
A Vinícola
 
Localizada em, Caxias do Sul, Estrada Municipal do Vinho, 4525. A história da Vinícola Arbugeri tem início na década de 1960 quando Casemiro Arbugeri, neto de imigrantes italianos, ainda jovem, dedicou-se a elaboração de vinhos. Por mais de 50 anos, Casemiro e família dedicaram- se a verdadeira arte de transformar uvas em vinhos, até que em 1999, surge um novo conceito.
 
Nascida no ano 2000 a Vinícola Arbugeri fora projetada para elaboração de vinhos de uvas americanas com padrão elevado de qualidade, para tal a empresa foi estruturada com tecnologia de ponta, o que facilitaria o processo e garantiria a qualidade desejada.
 
Em 2005, buscando ampliar a linha de produtos a vinícola vinifica sua primeira safra utilizando uvas viníferas, especificamente as uvas Cabernet Sauvignon, Prosecco e Chardonnay, estas duas últimas destinadas à produção do primeiro espumante no método Champenoise.
 
Em 2009 a empresa passa a investir na divulgação de seus produtos em concursos regionais e internacionais, figurando desde então sempre entre as empresas mais premiadas em concursos municipais e regionais de vinhos de mesa e obtendo premiações de destaque, em concursos nacionais e internacionais.
 
A vinícola Arbugeri possui um grande portifólio de vinhos com linhas que vão desde vinhos para o dia a dia, vinhos de mesa ou finos jovens, até a linha de vinhos finos premium com destaque para a linha SFERA, XV, CAZEMIRO e 1885.
 
As uvas Vitis Viníferas são originarias de vinhedos parceiros que contam com a supervisão dos enólogos da vinícola e que proporcionam a diversidade de diversos terroirs.
 
No momento a vinícola não possui espaço para receber visitantes, mas já tem um projeto para em andamento.
 
Informações obtidas no site da vinícola Arbugeri.
 
O Vinho
 
SFERA Viognier, safra 2017.
 
Conceito do nome SFERA
 
O dicionário define como esfera; uma superfície fechada de tal forma que todos os pontos dela estão à mesma distância de seu centro, ou ainda, de qualquer ponto de vista de sua superfície, a distância ao centro é a mesma. Ou seja, o prefeito equilíbrio.
 
Um pouco da história
 
O vinho é um corte da mesma casta que passou por processos de vinificação diferentes 50% passou por tanques de aço inox, com leveduras selecionadas, estabilizado e filtrado e os outros 50% foram vinificados em barricas de carvalho usadas, com leveduras indígenas, não estabilizado e nem filtrado. Ou seja, o equilíbrio de técnicas novas com antigas.
 
Cor amarelo palha um tanto turva porque não foi filtrado e uma ligeira efervescência;
 
No nariz, aromático com boa intensidade, frutas brancas e cítricas, floral e capim santo;
 
Na boca é leve, amanteigado, acidez média, os 13% de álcool estão bem integrados, final refrescante com média persistência!!!
 
Graduação alcoólica: 13 %
 
Preço: entre R$ 65,00 e 70,00
 
 
 
FOTO-PH RODRIGUES
 
Harmonizado com Fettuccine ao molho branco com camarões.
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]