Covid-19 também chega na política campista
Aldir Sales 20/06/2020 13:49 - Atualizado em 30/07/2020 18:22
Folha da Manhã
Em meio à pandemia, não existe ninguém imune ao novo coronavírus. Mesmo com as medidas de isolamento adotadas pela Câmara Municipal, o vereador Luiz Alberto Neném (PSL) foi diagnosticado com Covid-19 nesta semana e se internou, preventivamente, em um leito clínico no hospital da Unimed. Na política fluminense, nomes importantes como o governador Wilson Witzel (PSC) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, também já foram infectados. Na planície goitacá, integrantes do alto escalão do governo do prefeito Rafael Diniz (Cidadania) também foram diagnosticados com a doença, o que chama a atenção para a necessidade redobrada da prevenção.
Também de Campos, o pré-candidato a prefeito e deputado estadual Gil Vianna (PSL) foi outro político que testou positivo para coronavírus. No entanto, seu quadro de saúde piorou e o parlamentar não resistiu à doença no dia 19 de maio. A morte de Gil gerou grande comoção e repercussão nacional.
Ainda em Campos, dois dos assessores mais próximos do prefeito testaram positivo para a Co-vid-19: o procurador-geral José Paes Neto, e o superintendente de Comunicação, Thiago Bellotti. Os dois se recuperaram bem e nenhum deles chegou a ficar internado.
O quadro mais grave se deu com José Paes, que chegou a sentir febre de até 39º, dor de cabeça e no corpo, nariz entupido, perda de paladar e cansaço. Uma tomografia revelou pequeno comprometimento do pulmão, fez o teste PCR, e se tratou com medicação recomendada por orientação médica.
Já Thiago Bellotti disse que sentiu febre de 38,5º, inflamação na garganta, nariz entupido e perda de olfato. A tomografia revelou os pulmões limpos.
Após ser diagnosticado com coronavírus, Neném se internou na noite de quinta-feira (18) em um leito clínico do Hospital da Unimed de Campos. A decisão foi pessoal e por aconselhamento médico, após uma tomografia feita no mesmo dia apontar comprometimento de 50% da infecção nos pulmões. Na terça, outra tomografia apontou comprometimento pulmonar de apenas 25%. Mais que as tomografias, é a taxa de oxigenação do sangue que determina a necessidade que um paciente de Covid pode ter de UTI ou respirador. E a do vereador não indica isso. Ele não sofreu ou sofre de falta de ar, nem dificuldade para respirar.
Desde o início da pandemia, o presidente da Câmara de Campos, Fred Machado (Cidadania), suspendeu o atendimento ao público e restringiu os trabalhos presenciais do Legislativo. Os vereadores aprovaram e, nas últimas semanas, os parlamentares estão participando de sessões por meio de videoconferência.
Na última sexta-feira (19), estava marcada mais uma sessão virtual. No entanto, com a notícia envolvendo Neném, o presidente da Casa adiou a reunião para a próxima semana.
“A presidência da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes informa que acompanha o estado de saúde do vereador Neném (PSL), que testou positivo para Covid-19. Diante da solidariedade dos demais parlamentares com o nobre edil, a sessão que estava prevista para às 14h desta sexta-feira (19) foi cancelada, em concordância com os vereadores, e será remarcada para próxima semana, em data ainda a ser divulgada”, diz a nota da Câmara, que completa:
“O Legislativo ressalta que mantém a adoção de medidas de prevenção ao coronavírus, realizando as sessões deliberativas de forma remota por meio do Plenário Virtual, evitando aglomerações com a suspensão de eventos e viabilizando o home office a servidores cujas funções sejam compatíveis com tal modalidade, conforme publicações oficiais. Em nome de todos os vereadores e servidores, o presidente desta Casa de Leis, Fred Machado, deseja melhoras e plena recuperação ao estimado vereador Neném”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS