Prefeitura de Campos firma parceria para analisar disseminação da Covid-19
- Atualizado em 28/05/2020 19:47
O prefeito Rafael Diniz assinou nesta quinta-feira (28) termo para implantação de ferramenta tecnológica que permitirá a criação de mapas de distribuição da Covid-19, identificação de concentração de transmissão e a análise da evolução da imunidade na população. Sem fins lucrativos, "Dados do Bem" é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Campos é o segundo município do Estado a contar com este tipo de tecnologia no combate à Covid-19, que já está em operação na capital desde o final de abril. Para a assinatura, o prefeito Rafael Diniz se reuniu por videoconferência com representantes do Porto do Açu e do Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Também estiveram presentes a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha e o subsecretário de Governo, Fábio Bastos.
A parceria firmada entre a Prefeitura de Campos e IDOR consiste na entrega da tecnologia “Dados do Bem” para a cidade, bem como a inteligência de dados gerada pelo aplicativo. Além disso, também está incluído o treinamento de profissionais para viabilizar a iniciativa na cidade. A Prefeitura de Campos fica responsável pela operação local.
Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, "Dados do Bem" é cedida gratuitamente ao Poder Público e fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. Em Campos, a utilização é possível graças à parceria com o Porto do Açu, que contribuiu com a iniciativa do Instituto D’Or.
O prefeito Rafael Diniz destaca que as informações baseadas em ciência e inteligência vão permitir o desenvolvimento de novas estratégias para o enfrentamento da doença.
- Todo esforço é necessário e com o “Dados do Bem” podemos identificar dinâmicas de transmissão do coronavírus e entender como a pandemia de Covid-19 evolui no nosso município, destacou.
Por meio de um aplicativo gratuito já disponível para Android e iOS. e que não irá consumir a internet, o cidadão campista poderá fazer uma autoavaliação, enviando dados que serão recebidos pela plataforma e enviados a equipe de Vigilância em Saúde do município. Após responder a um simples questionário com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde, as informações enviadas podem indicar a necessidade de realização de teste e, neste caso, o cidadão poderá receber uma mensagem específica informando como deve proceder. O algoritmo do aplicativo foi coordenado pelo médico e pesquisador do IDOR e da Fiocruz, Dr. Fernando Bozza.
- Trazer uma grande massa de dados e a inteligência artificial para o controle da epidemia é talvez uma das estratégias mais efetivas de que podemos dispor hoje. Essas ferramentas permitem o entendimento da dinâmica de transmissão do vírus e evolução da epidemia, para o planejamento de ações de contenção mais efetivas. Nesse cenário é muito importante que a população preencha a autoavaliação para contribuir com o projeto na geração de informações - explica Dr. Fernando Bozza.
A seleção de algumas pessoas para testagem presencial de coronavírus proporciona uma amostra populacional para o estudo da propagação da COVID-19. O objetivo do “Dados do Bem” não é testagem em massa, mas sim um estudo epidemiológico baseado em amostragem. Vale ressaltar que todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo aqueles que não são convocados para fazer testes. Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo.
Para a diretora de Vigilância em Saúde e médica infectologista, Andreya Moreira, o banco de dados formado através do questionário de autoavaliação vai garantir maior assertividade para os próximos passos já que "com esses dados vamos poder monitorar a evolução do vírus de forma ampla. Já que vai gerar um inquérito epidemiológico do município, mapeando os locais das pessoas positivas e negativas para o Covid-19".
A partir desta quinta (28) os campistas já podem baixar o aplicativo e responder ao questionário.
De acordo com Felipe Quintanilha, secretário de Desenvolvimento Econômico e membro do grupo de crise no enfrentamento à Covid-19, a aplicação dos testes também não acarreta custos ao município.
- Assim como a autoavaliação, os testes por amostragem são uma forma de medir a evolução da Covid-19 para podermos voltar às nossas atividades de forma segura. Ter acesso ao aplicativo “Dados do Bem”, que pode ser baixado por todos no celular gratuitamente é mais uma iniciativa no combate à pandemia.
Também faz parte da parceria com o Açu a viabilização de testes de uma amostra da população campista.
Sobre a iniciativa Dados do Bem - Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, "Dados do Bem" (www.dadosdobem.com.br) é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades.
O projeto Dados do Bem faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D´Or, “Ciência IDOR Contra a Covid”, que ainda inclui outras nove frentes de estudo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS