Campos tem um caso de coronavírus a cada mil habitantes
26/05/2020 19:08 - Atualizado em 26/05/2020 23:01
Campos tem um caso confirmado de coronavírus para cada mil habitantes. O município, com população estimada pelo IBGE em cerca de 507 mil, já registrou 571 casos positivos de Covid-19. O novo boletim da Prefeitura, divulgado na noite desta terça-feira (26), trouxe 71 novos registros, entre eles, mais um óbito em decorrência da doença, chegando a 27 na cidade. A morte recente, segundo a Prefeitura, é de uma idosa, de 78 anos, com comorbidades. Além disso, 1.791 pessoas são acompanhadas pela secretaria de Saúde com sintomas suspeitos. De acordo com o governo municipal, até o momento, após exames, 86 casos já foram descartados em Campos, que tem 200 pessoas recuperadas da doença. 
Segundo o boletim desta terça-feira, do total de casos suspeitos em Campos, 1.791, são 1.635 casos de Síndrome Gripal (SG) e 156 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A secretaria municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde informaram que o aumento de mais de 70 confirmações no registro do número de casos no município ocorre depois de uma atualização para melhoria do sistema utilizado pelo Estado para a notificação. Nos últimos dias, falhas foram corrigidas no sistema e os dados atualizados, contribuindo para o aumento dos registros. 
Nas últimas semanas, a capacidade de testagem do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e laboratórios de referência dobrou, passando de 900 para até 1.800 amostras analisadas por dia, fator que influenciou na atualização dos números. Casos e óbitos também podem ser confirmados por critérios clínico-laboratoriais, ou por exames em laboratórios privados habilitados. Em Campos, desde segunda (25), o laboratório de Referência Regional passou a analisar amostras colhidas na região proporcionando a otimização dos dados no município.
A Vigilância informa que o boletim diário de notificação de casos sofrerá alteração no número de dados e será possível observar um aumento geral dos dados. Para os próximos dias, ainda podem ocorrer diferenças no número de casos divulgados pelo município e o Estado, no entanto, a tendência é equalizar a informação.
Diretora de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira frisa que o aumento se deve a um montante informado nos últimos meses.
- Esse aumento não reflete o número de casos registrados no município nas últimas 24 horas, uma vez que estes casos já estavam no sistema anteriormente, mas não haviam sido notificados, apontou.
Entre os fatores que contribuíram para a otimização do sistema está a computação de dados de empresas privadas. Antes, as empresas passavam informação diretamente à Anvisa e incluía os dados no sistema sem que a notificação ocorresse no município. Agora, a Vigilância em Saúde passa a contabilizar também esses dados.
De acordo com o município, outro fator é a notificação de campistas com confirmação de Covid-19 em outras cidades ou estados que passam a ser contabilizados também no município. Nessa segunda (25), o informe epidemiológico número 6 registrou a atualização do sistema e dos dados até o dia 22 de maio. 
Óbitos — A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.
O segundo óbito registrado pelo município ocorreu no dia 19 de abril. Uma idosa de 79 anos fazia tratamento no Instituto Nacional de Câncer (Inca), na capital, e já contava com problemas hematológicos. Ela era natural de Campos e estava no Rio desde agosto de 2019. Veio a Campos somente no Carnaval e retornou para o Rio sem possibilidades de retorno devido ao quadro clínico. Ela foi internada por sintomas respiratórios.
O terceiro óbito foi confirmado no dia 25 de abril. O município não deu mais detalhes sobre o caso, confirmou apenas que era uma idosa de 90 anos residente no município que estava em tratamento em hospital da rede particular.
Já no dia 30, a confirmação foi sobre a morte de uma mulher de 58 anos, que estava internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de uma unidade da rede particular. De acordo com a Prefeitura, ela era diabética, tinha doença cardiovascular e havia testado positivo há alguns dias, já estando entre os casos confirmados do Departamento da Vigilância em Saúde.
O quinto óbito em decorrência da Covid-19 foi confirmado pelo município no dia 4 de maio. Trata-se de um idoso campista de 75 anos, com diabetes. Ele estava internado no Rio de Janeiro.
No dia 6, a Prefeitura de Campos confirmou mais duas mortes por coronavírus: duas mulheres, de 81 e 91 anos, com comorbidades, sendo uma portadora de doença cardiovascular e a outra pneumopatia e neuropatia
A oitava morte pela doença foi registrada no dia 8 de maio. Trata-se de um idoso de 85 anos, com obesidade e doença renal crônica, que estava internado na UTI de um hospital particular do município.
O advogado Fábio Lontra Costa, de 73 anos, morreu no dia 9 de maio no Hospital Doutor Beda. Fábio foi a 9ª vítima da Covid-19 no município. Sem velório, por conta da pandemia, seu corpo foi sepultado no Cemitério do Caju. Foi a primeira morte em decorrência da doença registrada no Beda. Ele deixou os filhos Arthur, Fernanda, Mariana e Laura. E os netos Maria Eduarda, Arthur, Augusto e Pedro Otávio.
A décima morte por coronavírus foi confirmada pela Prefeitura de Campos no dia 11 de maio. De acordo com o governo municipal, trata-se de um idoso de 78 anos, que tinha diabetes, hipertensão arterial e insuficiência renal crônica.
No dia 13, o município confirmou o 11º óbito. Sem mais detalhes, informou apenas ser uma mulher, em uma unidade particular do município.
Já no dia 14 de maio, a Prefeitura confirmou a morte de um idoso de 74 anos, que estava internado no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. Esse foi 12º óbito em decorrência da Covid-19 na cidade.
Campos contabilizou quatro mortes por coronavírus no dia 13 de maio. De acordo com a Vigilância e Saúde, foram três idosos, de 68,73, e 76 anos, e uma mulher de 37, e todos apresentavam comorbidades. A Prefeitura informou, ainda, que a morte confirmada neste sábado é de um homem de 64 anos.
Campos perdeu a cabeleireira e maquiadora Therezinha Barreto, vítima de Covid-19, no dia 17 de maio. A campista era muito conhecida e querida na cidade, onde foi responsável pela produção de diversas noivas. Therezinha faleceu aos 83 anos no Hospital da Unimed, onde estava internada há 16 dias. Sem velório, o sepultamento da cabeleireira aconteceu no Cemitério Campo da Paz.
No dia 18, a Prefeitura de Campos confirmou mais dois óbitos pela doença em Campos. De acordo com a Vigilância e Saúde, foi de uma mulher de 52 anos, com hipertensão e diabetes, e um homem de 58, diabético.
Duas mortes em decorrência do novo coronavírus foram registradas no município no dia 20 de maio. Uma delas de um homem de 68 anos, sem comorbidades, e a do deputado estadual Gil Vianna. O parlamentar morreu vítima da Covid-19 no Hospital da Unimed, em Campos, no dia 19, onde estava internado desde o dia 11 de maio. Gil Vianna deixa esposa e três filhos.
Tratamento — A Prefeitura de Campos implantou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus para atendimento a pacientes com a doença. Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus — tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) — devem buscar orientações com a Central de Informações da Covid, através do 192.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS