Viletas contra a violência ao idoso
Helô Landim - Atualizado em 24/05/2020 23:15
     
Disque 100, sua denuncia é sigilosa e anônima, combata a violência contra o idoso.
Disque 100, sua denuncia é sigilosa e anônima, combata a violência contra o idoso. / MMFDH

 A Organização das Nações Unidas, ONU, anualmente promove a campanha mundial " Junho Violeta" -Violetas contra a violência ao idoso.
Segundo o Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, “Mesmo com o aumento das denúncias recebidas pelo Disque 100, a violência contra essa população é pouco reconhecida. Precisamos tratar as pessoas idosas com respeito. O legado delas para este país é grandioso”, afirma a ministra Damares Alves.
 Segundo o relatório, em se tratando de violações contra idosos no contexto intrafamiliar, pode-se dizer que há uma relação desigual de poder que se expressa contra a integridade física, psicológica, o direito à renda, às finanças e até mesmo a violação da sexualidade.
Para o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do MMFDH, Antonio Costa, a violência contra a pessoa idosa vai muito além dos maus-tratos, pois inclui também a violência do abandono, a violência financeira e a não inclusão na sociedade.
 “Nesse sentido, estamos engajados no enfrentamento a esses tipos de violência desde o início de nossa gestão. O Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável tem o propósito de resgatar a autoestima, conscientizar a pessoa idosa no âmbito da educação financeira e dos direitos a ela inerentes, afirma.
 Ainda neste âmbito, o secretário destaca também a realização da Campanha Junho Lilás e o “Seminário Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa: das ações às omissões”, em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado em todo o mundo no dia 15 de junho.
*Com informações do MMFDH

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]