Ethmar Filho: 'Afrique'
Ethmar Filho 14/05/2020 19:45 - Atualizado em 19/05/2020 18:59
Wayne Shorter, um dos mais consagrados saxofonistas norte-americanos, estudou na Universidade de Nova York (BME, 1956) e serviu no Exército dos EUA (1956-1958). Ele passou breves períodos no quinteto Horace Silver (1956) e na big band de Maynard Ferguson (1958) antes de sua primeira grande associação, com o hard-bop de Art Blakey Mensageiros do jazz (1959-1963). Se juntou ao quinteto de jazz modal de Miles Davis como saxofonista tenor em 1964 e ficou com ele durante os primeiros experimentos de jazz fusion de Miles, saindo em 1970, nem sempre como saxofonista soprano.
A improvisação de Shorter sempre foi notável por sua grande sofisticação harmônica e rítmica. Seus primeiros solos de saxofone tenor, inspirados em Sonny Rollins, apresentavam rara unidade formal usando técnicas temáticas de improvisação, geralmente com drama e humor ("Afrique", "High Modes"). Uma crescente preocupação com o lirismo resultou em uma revisão estilística considerável e no uso de formas mais difusas em meados da década de 1960; grande parte de sua interpretação sugeria, já na época, uma reinterpretação de “O estilo de John Coltrane“.
Seu trabalho inicial com o saxofone soprano, incluindo o álbum "Super Nova" (1969), é especialmente notável por seu fluxo melódico. Um prolífico compositor, Shorter escreveu muitas de suas melhores canções para os grupos Blakey e Davis, incluindo “Ping Pong”, “Children of the Night” e “Pegadas”. Wayne continuou a se apresentar no início do século XXI, e seus álbuns posteriores incluíram "Atlantis" (1985), "High Life" (1995) e "Sem rede" (2013); o último foi um dos vários que apresentaram o seu quarteto, formado com Danilo Pérez (piano), John Patitucci (baixo) e Brian Blade (bateria).
Shorter recebeu mais de 10 prêmios Grammy, incluindo um prêmio por toda a vida em 2015. Três anos depois, ele foi homenageado pelo Kennedy Center. Depois de deixar o Weather Report, Shorter continuou a gravar e liderar grupos em estilos de fusão de jazz, incluindo turnês em 1988 com o guitarrista Carlos Santana, que apareceu no" This is This!", o último disco do Weather Report. Em 1989, ele inovou com um sucesso nas paradas de rock, tocando solo de sax na música de Don Henley ”The End of the Innocence“, e produziu o álbum “Pilar” parao  cantor e compositor português Pilar Homem de Melo. Também manteve um relacionamento de trabalho ocasional com Herbie Hancock, incluindo um álbum de tributo gravado logo após a morte de Miles Davis, com Hancock, Carter, Williams e Wallace Roney. Ele continuou a aparecer nos discos de Mitchell nos anos 90 e pode ser ouvido na trilha sonora do filme "The Fugitive" (1993), de Harrison Ford.
Maestro Ethmar Filho – Mestre em Cognição e Linguagem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS