Eleições na Uenf: Chapa 12 fica neutra
06/09/2019 13:41 - Atualizado em 06/09/2019 13:58
Chapa
Chapa "Uenf Renova"- site da Uenf
O primeiro turno das eleições na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Uenf teve como vencedor o professor Raul Palacio (leia mais aqui), da chapa 10 “Cada vez mais Uenf: Inovadora e Participativa”, que é formada também pela professora Rosana Rodrigues (candidata a vice-reitora). Como seu concorrente para o segundo turno foi escolhido o professor Carlão, da chapa 12 "Avança Uenf", definido na última quarta-feira (04) quando a comissão eleitoral, presidida pelo professor Sérgio Arruda, de acordo com os critérios de desempate definidos no Regimento Interno da Uenf e com parecer da Assessoria Jurídica (Asjur) confirmou o desempate.
Ficou de fora da disputa a chapa 12, “Uenf Renova” do professor Enrique Medina-Acosta, que recebeu os mesmos 28,52% dos votos de Carlão. Em comunicado, a chapa 12 decidiu pela neutralidade, justificando que cabe aos eleitores decidir pela "superioridade" das proposta de cada candidato. Na nota cita que ficou de fora do segundo turno por ser "mais jovem".  Abaixo segue a íntegra da nota emitida pela chapa:
"Prezados membros da comunidade da UENF,
A chapa 12 ‘UENF Renova’ foi constituída por um grupo de pessoas interessadas em propor uma alternativa de gestão inovadora, que melhorasse nossa realidade atual. O resultado do primeiro turno mostrou a validade de nossa proposta, visto que um número expressivo de eleitores votou em nossa chapa, nos colocando junto a outra chapa em segundo lugar.
Somos mais jovens! E esse foi o critério de desempate. Desse modo, nossa campanha terminou. Quanto ao segundo turno, a chapa 12 ‘UENF Renova’ não manifestará apoio a nenhum dos concorrentes, pois é competência dos candidatos convencer os eleitores sobre a superioridade de suas respectivas propostas. Desejamos a nossa comunidade universitária um segundo turno harmonioso e democrático".
Ao blog Opiniões de Aluysio Abreu Barbosa  (aqui) Carlã subiu o tom das críticas, aquecendo o debate nas eleições da Uenf que finaliza com a definição em segundo turno, no próximo dia 17. Na entrevista ao Aluysio, o professor dispara sobre a chapa vencedora do primeiro turno:
– Assim, quando vejo a chapa apoiada pelo professor Luís Passoni, que se auto-rotula como sendo a da continuidade, prometendo resolver questões que deveriam ter sido resolvidas por eles ao longo destes últimos quatro anos, me causa um misto de surpresa e indignação. Outro aspecto que nos incomodou bastante foi a prática também alienígena à vida universitária de fazer promessas que se sabe ser incumpríveis apenas para aumentar as chances eleitorais de quem as faz. Nesse sentido, esclareço que a Chapa 11 Avança Uenf: Ciência e Sociedade, não fez e não fará promessas para conquistar votos seja dos estudantes, servidores técnicos ou professores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]