Cartola recebe homenagem no Trianon
17/10/2018 17:54 - Atualizado em 19/10/2018 17:08
Cartola
Cartola / Divulgação
Nesta quinta-feira (18) tem espetáculo lítero-musical em homenagem ao cantor, compositor, poeta e violonista Cartola no Teatro Municipal Trianon, em Campos. O Centro Cultural Marcelo Sampaio apresenta, às 21h, “Os 110 Anos de Nascimento do Quase Campista Compositor Cartola”, que trará à cidade o músico Reizilan Cartola Neto e a cantora Rose Maria. O show, que tem apoio da Folha da Manhã, ainda contará com as presenças do pianista Matheus Nicolau, do grupo de cantores Freesom — do Instituto Federal Fluminense (IFF) — e do grupo Os Lamparões Musicais, do Centro Cultural. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Porém, a organização informou que todos que disserem qual é a escola de samba de Cartola ou o título de um samba do compositor na bilheteria do Trianon pagará meia-entrada.
O pesquisador e professor Marcelo Sampaio, fundador e presidente do Centro Cultural, explicou o porquê do título do espetáculo:
— Esta provocação do “quase campista” é porque Nilo Peçanha, quando vice-presidente, foi morar no Palácio do Catete, no Rio de janeiro, e levou Luis Cipriano Gomes, avô de Cartola, que morava em Campos, para ser seu cozinheiro. A mãe do sambista, Aída Gomes de Oliveira, já grávida, e o pai, Sebastião Joaquim de Oliveira, também foram morar lá. Então, por uma questão de meses, Cartola não nasceu em Campos. Poderíamos ter, além de Wilson Baptista, Cartola como nosso conterrâneo — disse ele, que também é diretor geral do show.
Sampaio também falou sobre a importância das presenças de Reizilan Cartola Neto e Rose Maria.
— O Reizilan é, dos netos do Cartola, o que mais possui aptidão musical. E esta, inclusive, é a segunda pegadinha da noite, já que a primeira é o nome do espetáculo: como Cartola possui netos sem nunca ter tido filhos? Ele era um homem muito afetuoso e carinhoso. E sempre tratou os filhos das duas mulheres com as quais já foi casado, Dona Zica da Mangueira e Deolinda, como seus filhos. Também foi assim com os netos. Reizilan é neto da Deolinda, e de Cartola por afinidade e afetividade. Será um grande prazer receber tanto ele quanto sua mulher, a grande cantora Rose Maria, na nossa cidade.
O presidente do Centro Cultural lembrou que conheceu Reizilan em 2008.
— Foi quando ele fez um show em Campos em homenagem ao centenário de nascimento de Cartola. Naquela ocasião, falaram para ele que eu era um pesquisador musical e ele, então, me convidou para subir ao palco para apresentá-lo antes de começar o show. Naquele dia, acabamos conversando e eu contei para ele várias curiosidades sobre Cartola. Reizilan falou que eu sabia coisas sobre o avô dele que nem ele tinha conhecimento. Acabamos ficando próximos e, nesta data, eu não poderia deixar de trazê-lo a Campos para este grande espetáculo no Trianon.
Ainda de acordo com Marcelo Sampaio, haverá vários momentos especiais e surpresas na noite.
— Depois de todo um repertório com músicas de Cartola, grande gênio da música brasileira e que ainda fez história no mundo do Carnaval, já que é um dos fundadores da Mangueira, faremos justiça aos outros quatro grandes sambistas de todos os tempos: Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Adoniran Barbosa e Wilson Baptista. O espetáculo, que tem direção musical de Julio Ribeiro, do grupo Freesom, ainda fará homenagem aos 40 anos da Folha da Manhã. E ainda tem mais: o show terminará com a grande surpresa da noite — enfatizou. (J.H.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS