Outubro Rosa: HEAA realiza mutirão para prevenção e diagnóstico do câncer de mama
26/10/2018 12:21 - Atualizado em 26/10/2018 12:24
O Hospital Escola Álvaro Alvim, referência em tratamento oncológico em Campos, vai realizar neste sábado (27), a partir das 7h, um mutirão de mastologia visando a prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama em 200 mulheres que se inscreveram previamente na unidade de saúde.
 Para esta ação, que integra a programação do projeto Outubro Rosa, o setor de Oncologia do HEAA mobilizou uma equipe de 10 médicos ginecologistas e mastologistas, estudantes da Faculdade de Medicina de Campos — que fazem residência no hospital, técnicos e pessoal de apoio administrativo, somando cerca de 50 pessoas, que dedicarão seu dia para este atendimento, com a missão de contribuindo para diminuir a fila de espera dos hospitais.
 Além das consultas com os médicos especialistas do hospital, todas as pacientes que tiverem indicação, serão encaminhadas para exames complementares, como a principal ferramenta de diagnóstico, a mamografia. “As pacientes que apresentarem alteração na mama durante a avaliação clínica, serão agendadas para fazer a mamografia — explicou o administrador da unidade, Flávio Hoelzle.
 “Iremos orientar as pacientes quanto a necessidade de uma atenção maior à saúde, com mudança em alguns hábitos de vida, como a realização do autoexame, a necessidade de se fazer mamografia periodicamente, além da prática de exercícios físicos e de se evitar o abuso de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos”, informou o ginecologista Abdalla Dib Chacur.
 Para o chefe da Oncologia do HEAA, Dr. Frederico Paes Barbosa, a atividade é de grande importância na prevenção ao câncer de Mama. “É sempre emocionante participar de mutirões como este e perceber que as pacientes tiveram a oportunidade de uma investigação precoce de câncer de mama, o que faz toda a diferença numa possibilidade de constatação da doença e necessidade de tratamento”, informou o médico.
 Durante o mutirão, a equipe do programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca) da SMS estará orientando as mulheres presentes, por meio de rodas de conversa e distribuição de material informativo, sobre a doença, prevenção, diagnóstico e tratamento.
 O mutirão este ano encerra a campanha, que já ofereceu a 18 pacientes, tratamentos estéticos ofertados pela empresa parceira, o SPA das Sobrancelhas e uma exposição fotográfica “Luz, Câmera e Inspiração” tendo as pacientes oncológicas como modelos. No dia 23 de outubro, aconteceu um grande evento no auditório do HEAA para marcar a Campanha do Outubro Rosa, com palestras, sorteios de brindes e apresentações culturais. Esta ação do HEAA, contou com diversos parceiros da iniciativa privada, além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
(Fonte: Assessoria)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]