Transporte coletivo interligado
Matheus Berriel 25/10/2018 20:42 - Atualizado em 26/10/2018 14:41
O transporte coletivo de Campos estará totalmente integrado até o final do primeiro semestre de 2019, segundo o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha. O órgão encerrou no último dia 20 a etapa externa do novo projeto, que contou com uma série de audiências públicas de apresentação pelo município. As últimas aconteceram em Conceição do Imbé, Tocos e Travessão. O próximo passo será finalizar a parte burocrática, para dar início à implantação das mudanças.
De acordo com Quintanilha, durante as audiências, foram recolhidas mais de 100 sugestões da população. O IMTT também recebeu cerca de 150 sugestões via internet, por meio de um formulário disponibilizado no site da Prefeitura, onde também é possível acessar a íntegra do projeto.
— Até semana que vem pretendo fechar esse arcabouço e encaminhar o processo licitatório para a Procuradoria do município. Já me reuni com eles, o trâmite interno vai ser bem célere, para que seja feita a publicação do edital de licitação do transporte alimentador. Paralelo a isso, vou encaminhar à Câmara um projeto de lei, para melhorar a qualidade. Hoje, o permissionário de van, que vai passar a ser micro-ônibus, tem contrato válido de cinco anos. Quero passar para 10, porque vai estar saindo de um carro de 16 para um de 30 lugares. Como estou exigindo que ele aumente o investimento, preciso dar mais tempo de contrato — falou o presidente do IMTT.
A ideia de Quintanilha é de que a licitação seja realizada até o final de 2018, para que o projeto comece a ser implantado já nos primeiros meses do próximo ano. Ao todo, a rede alimentadora contará com 220 veículos, 90% deles com mais de 20 lugares. Os micro-ônibus e vans atenderão aos moradores de bairros e distritos, levando-os até os seis pontos de integração: um em Bela Vista, um no Cepop, um na Dical, um na RJ 158 (depois da Pecuária), um na BR 356 (em Furnas) e um no Shopping Estrada.
Os pontos de integração terão ônibus saindo de 10 em 10 minutos para a região central. A troca de veículo será feita sem custo adicional, por meio de um sistema de bilhete único. Os pontos de integração contarão com entradas de USB para carregamento de celulares e, posteriormente, sinal de wi-fi. Uma espécie de painel informará os horários e trajetos dos ônibus. Também será possível acompanhar a localização da condução desejada em um aplicativo de celular que está sendo desenvolvido a partir do “Busu”, criado por alunos da Universidade Cândido Mendes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS