Alvorada, missa e procissão movimentam Atafona na Festa da Penha
09/04/2018 17:34 - Atualizado em 11/04/2018 16:54
O dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira de Atafona, foi celebrado nesta segunda-feira (9) e começou cedo na praia sanjoanense, com a alvorada, às 5h, conduzida pela da Banda União dos Operários e, às 9h, celebração de missa campal no Santuário Diocesano Mariano Nossa Senhora da Penha, com o monsenhor Leandro Diniz, vigário geral da Diocese de Campos. A tradicional procissão terrestre, que é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, atraiu uma multidão nesta segunda. Já no último domingo (8), a atração principal foi a procissão fluvial.
Acompanhada por centenas de fiéis de toda a região, a alvorada e a missa contaram, ainda, com a participação do pároco de São João da Barra, Marcos Paulo Pinnali, do vigário paroquial, padre Alcy de Andrade, e dos padres Vinicius, de Quissamã, e Gustavo Ribeiro, de Natividade.
  • Celebração de missa campal no Santuário Diocesano Mariano Nossa Senhora da Penha

    Celebração de missa campal no Santuário Diocesano Mariano Nossa Senhora da Penha

  • Celebração de missa campal no Santuário Diocesano Mariano Nossa Senhora da Penha

    Celebração de missa campal no Santuário Diocesano Mariano Nossa Senhora da Penha

  • Tradicional procissão da festa da Penha

    Tradicional procissão da festa da Penha

  • Tradicional procissão da festa da Penha

    Tradicional procissão da festa da Penha

  • Tradicional procissão da festa da Penha

    Tradicional procissão da festa da Penha

O monsenhor relatou que foi primeira vez que participou desta homenagem e lembrou como surgiu a devoção a Nossa Senhora da Penha, em Atafona. “Quando um grupo de devotos seguia em romaria pelo rio Paraíba do Sul em direção ao Espírito Santo, foram surpreendidos por um naufrágio, e apelaram pela intercessão de Nossa Senhora para se salvarem, prometendo então erguer, naquele local, uma igreja dedicada à virgem por ter concedido este milagre”, explicou.
A cerimônia contou com a presença da prefeita Carla Machado e do vice-prefeito Alexandre Rosa, além de autoridades municipais e da região. “Este é um momento de agradecer por todas as conquistas do nosso município e continuar pedindo a proteção de Nossa Senhora da Penha para nosso povo e para São João da Barra”, destacou a prefeita. A missa contou com a participação dos Arautos do Evangelho, movimentos católicos e congregações de todo o Estado.
A procissão terrestre se concentrou às 17h e foi acompanhada por centenas de devotos, que percorreram as principais ruas de Atafona. Após o cortejo, o padre Juarez de Castro abrilhantou a noite. Na programação cultural, teve a apresentação do grupo católico Christifideles e prosseguiu com a banda Deloreon, que encerrou a festa.
Cortejo fluvial - Muito esperada pelos fiéis, a procissão fluvial foi mais um momento de emoção é fé dedicado a Nossa Senhora da Penha. O cortejo saiu em direção ao Pontal, onde uma comitiva de barcos aguardava a chegada da santa para sair pelo rio Paraíba do Sul, passando pelas ilhas da Convivência e do Pessanha antes de retornar ao Santuário, onde foi recebido por centenas de pessoas. À frente da procissão estava a embarcação que levava a imagem de Jesus Misericordioso e, logo atrás, a que conduzia a imagem da santa, seguida por outros 15 barcos. (A.N.)
Fotos: Paulo Pinheiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS