"Modus operandi" desde 2010 revela padrão para intimidar
23/11/2017 09:52 - Atualizado em 24/11/2017 18:33
Um modus operandi que reaparece um padrão de comportamento em vários dos escândalos envolvendo o ex-governador Anthony Garotinho: Um braço armado da política criada em torno da imagem familiar.
Em 2010, Garotinho foi condenado pela Justiça Federal por formação de quadrilha armada, junto com o deputado estadual cassado e ex-chefe de Polícia Civil, Álvaro Lins e outras oito pessoas. A quadrilha, segundo denominação da Justiça, usou a Polícia Civil do Rio para cometer os crimes como corrupção e lavagem de bens. A Justiça atestou a prática de crimes como facilitação de contrabando (a exploração de caça-níqueis pelo grupo do bicheiro Rogério Andrade não era reprimida), além de corrupção ativa e passiva.
Desde setembro de 2016, quando começou a operação Chequinho, diversas foram as testemunhas que relataram ameaças. Em maio último, Beth Megafone, testemunha-chave da Chequinho, denunciou à PF ter sofrido ameaças em três ocasiões. A ação mais direta teria acontecido no dia 4 de maio, a ação mais direta: Beth disse que estava num ponto de ônibus da avenida 28 de Março quando dois homens em uma moto sem placa subiram a calçada. Ao pensar que era um assalto, fez menção de entregar o celular, mas um dos homens perguntou se ela era a “Beth Megafone” e em seguida teria afirmado: “Cala sua boca, porque assim como nós te achamos hoje, achamos você e sua família em qualquer dia, em qualquer lugar”.
Com a operação Caixa d’água, a intimidação, agora de maneira mais direta, se revelou através de um “cobrador” armado. Ele teria extorquido empresários que tinham contratos com Prefeitura de Campos para caixa de campanha de Garotinho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS