Moradores de Guarus fecham rua em protesto
Paula Vigneron 10/08/2017 19:47 - Atualizado em 12/08/2017 12:26
Moradores do Parque Presidente Vargas, em Guarus, fizeram uma manifestação, na tarde desta quinta-feira (10), devido a problemas recorrentes, incluindo questões de saúde, causados por esgoto a céu aberto. Outra reclamação dos participantes do ato foi o acúmulo de entulhos perto das residências. Até o início desta noite, os manifestantes não haviam recebido nenhuma previsão sobre os consertos necessários.
O grupo, formado por aproximadamente 70 moradores, ateou fogo a pneus, fechando o acesso da rua Antônio de Castro Maia, mais conhecida como rua da Vala, à avenida Zuza Mota. Eles criticaram a permanência do problema, que se estende desde gestões passadas. Segundo os participantes, o esgoto a céu aberto tem causado problemas de saúde, principalmente em crianças que transitam pela rua e pisam nas sujeiras espalhadas.
Morador da rua há 45 anos, desde que veio da cidade de Duque de Caxias, o pedreiro Gilmar de Araújo, 51, contou que o esgoto a céu aberto faz parte do cenário local há mais de 10 anos. Durante este tempo, diversas equipes foram até a rua para fazer obras de reparo. “Eles mexem no esgoto, mas volta tudo de novo. O esgoto entra para o meu banheiro quando enche. A minha casa é baixa. Todos estão com coceira pelo corpo por causa da água podre. Está difícil viver assim”, explicou.
A doméstica Luciana de Araújo, 35 anos, está enfrentando dificuldades com as crianças da família, um menino de três anos e uma menina de oito. “Eles querem brincar de bicicleta e não poder. Minha sobrinha pegou bactéria por causa da água. Os adultos também estão assim. Não aguentamos mais. Se passa um carro e a gente está na calçada, jogam essa água em cima da gente. Queremos uma solução. Merecemos uma vida digna. Temos o direito de ir e vir”, afirmou.
Em nota, a Prefeitura de Campos declarou que “a Empresa Municipal de Habitação (Emhab) está tomando as medidas administrativas junto à concessionária responsável pelo serviço para que providências sejam tomadas o mais rápido possível”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS