Volta às Aulas - Dinâmica e abraço para acolher
Dora Paula Paes - Atualizado em 31/01/2026 10:11
Rodrigo Silveira
Em Campos, entre os dias 3 e 9 de fevereiro as escolas públicas e privadas, dentro do seu calendário escolar, começam a receber os alunos para o ano letivo de 2026. É neste período de volta às aulas que cresce a expectativa dos alunos e profissionais. Cabe à escola estar preparada para amenizar desconfortos e promover o acolhimento.

Em se tratando de educação infantil, é bom preparar formas alternativas de acolhimento, pois as crianças não se prendem às atividades propostas com muita facilidade. Alguns profissionais dão dicas do que fazem. Diretora de uma escola da rede municipal de São João da Barra, Lívia Soares, por exemplo, aposta nas dinâmicas e atividades lúdicas. "É muito importante nesse momento inicial, a escuta. As crianças chegam cheias de novidades e curiosidades. As dinâmicas em grupo e atividades mais lúdicas integram todos da turma, proporcionam momentos para que as crianças se conheçam, aprendam a respeitar as diferenças, se divertam e, assim, comecem a construir os vínculos que levarão por todo o ano letivo", conta.

Também cabe às escolas se programar para esse momento, como ter quantidade de profissionais para atender à todas as crianças. No maternal, por exemplo, o ideal é que tenham pelo menos três profissionais, para que nenhuma criança seja deixada de lado e todas recebam atenção e carinho.

— Para os maiores, a questão é outra. A acolhida deve existir, mas de forma prática e dinâmica, pois os alunos não gostam de ser tratados como "criancinhas". Por outro lado, gostam de brincadeiras e dinâmicas de grupo — revela a professora Fabrícia Velasco, que atua na rede municipal de Rio das Ostras.

Joana Andrade, professora de uma escola particular de Campos, acrescenta que as salas de aula devem ter algum tipo de decoração. "É importante que os professores sejam acolhedores, que recebam as crianças com um abraço caloroso ou cumprimentos de bater as mãos. Palavras de carinho e elogios também auxiliarão na vinculação afetiva", disse. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS