Após aprovação na Câmara, manifestantes fazem ato pelo fim da escala 6x1 em Campos
Gabriel Torres - Atualizado em 28/05/2026 18:04
Foto: Rodrigo Silveira


Manifestantes realizaram, na tarde desta quinta-feira (28), um protesto pelo fim da escala de trabalho 6x1 no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro de Campos. A manifestação ocorreu em apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece jornada de 40 horas semanais em cinco dias com dois de descanso, aprovada pela Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (27), e que ainda será votada no Senado.
Segundo o sindicalista Hélio Anomal, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento das regiões Norte e Noroeste do estado do Rio (Staecnon-RJ), o objetivo da manifestação é pressionar pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) também no Senado Federal.
"Nós queremos agora trabalhar junto ao Senado para que, o mais breve possível, possa ser aprovada a proposta que nós já flexibilizamos e estamos ampliando a discussão para não só ficar na escala. Acho que tem muitas coisas que podem ser boas para os trabalhadores e também para os empresários. A proposta não quer acabar com os empresários. Achamos que eles merecem nosso respeito, mas nós também exigimos respeito para todos nós trabalhadores. É isso que nós estamos fazendo", afirmou Hélio.
Danilo Dutra, presidente do PT em Campos, também esteve presente na manifestação e comemorou a aprovação da proposta que visa reduzir a jornada de trabalho.
"Nós defendemos essa redução de jornada de trabalho sem a perda salarial. Conseguimos conquistar isso no Congresso Nacional, fruto de mobilização popular e muita movimentação dos partidos e movimentos de esquerda para pressionar essa pauta. Se dependesse dos partidos de direita, isso não aconteceria. Agora temos a expectativa da aprovação no Senado e garantir mais esse direito histórico para os trabalhadores do país", disse Danilo.
Proposta aprovada
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada pela Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (27) estabelece jornada de trabalho de 40 horas semanais em cinco dias com dois de descanso, acabando com a escala 6x1 (um dia de descanso e 44 horas semanais). O texto prevê uma transição e leis específicas para tratar de algumas carreiras.
Segundo o texto, a redução da carga horária semanal será sem redução de salários e haverá uma transição para chegar às 40 horas. Depois de dois meses da publicação da futura emenda constitucional, já valerão os dois dias de descanso remunerado por semana, um dos quais preferencialmente aos domingos.
Também a partir desse prazo o trabalhador registrado na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) contará com carga horária semanal de 42 horas. Em um ano depois do fim desses dois meses, portanto 14 meses depois da promulgação, a jornada será de 40 horas por semana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS