Cláudio Castro retira sua candidatura ao Senado, mas diz que não encerra sua carreira política
Dora Paula Paes 28/05/2026 16:33 - Atualizado em 28/05/2026 16:53
Cláudio Castro
Cláudio Castro / Foto: Rafael Campos/ Governo do Estado
O ex-governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou a retirada da sua candidatura ao Senado Federal em vídeo divulgado nesta tarde de quinta-feira (28), na sua rede social. Ele diz que não encerra sua carreira política, mas precisa dar esse passo necessário para a tranquilidade da sua defesa e proteção da sua família. O ex-governador foi alvo de duas operações da Polícia Federal, no intervalo de 11 dias.
"Resolvi tomar a decisão mais difícil da minha vida. Ela é a mais difícil da minha trajetória como assessor, vereador, vice-governador e governador. Jamais fugi de uma luta. Resolvi retirar a minha candidatura ao Senado Federal para que eu possa focar completamente na minha defesa. Sou advogado e já analisei esses doisprocessos, mas pra isso, preciso de tempo.
Segundo ele, com muita humildade, se retira temporariamente do pleito, para fazer uma defesatécnica, junto com meus advogados. "Reputações são destruídas e tenho muita confiança na Justiça. Eu confiomuito que tudo será esclarecido no momento certo. Não encerro minha vida política aqui, somente dou um passo necessário, com humildade, tranquilidade... Seguirei defendendo minhahistória e minha família", disse.
Antes de anunciar, o ex-governador do Rio avisou a decisão da sua desistência do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Sobre quem será o nome do PL, como pré-candidato ao Senado, Costa Neto apenas respondeu: "O Rio que decide". 
Veja o vídeo do anúncio:
No dia 15 de maio, a  Polícia Federal deflagrou a Operação Sem Refino, que investiga um suposto esquema de fraudes fiscais, evasão de recursos públicos e favorecimento ilegal ao Grupo Refit, a antiga Refinaria de Manguinhos, considerado um dos maiores devedores de impostos do país. A PF teve entre os alvos o ex-governador do Rio, que renunciou ao cargo em março, antes do julgamento do Caso Ceperj, que resultou na sua inelegibilidade. 
No dia 26, a Polícia Federal teve como alvo novamente o ex-governador, agora, no âmbito das investigações sobre o Banco Master. A ação é a 8ª fase da Operação Compliance Zero. A investigação, informou a PF, é um desdobramento da Operação Barco de Papel que identificou aportes suspeitos do Rioprevidência em Letras Financeiras de banco privado que totalizaram cerca de R$ 970 milhões, entre outubro de 2023 e julho de 2024.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS