Associação de SJB busca apoio federal para conter avanço do mar em Atafona
Hevertton Luna 29/07/2025 14:00 - Atualizado em 29/07/2025 14:29
Soninha Ferreira na inauguração da termoelétrica no Porto do Açu
Soninha Ferreira na inauguração da termoelétrica no Porto do Açu / Reprodução
A luta contra o avanço do mar em Atafona ganhou um novo capítulo. Aproveitando a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a São João da Barra, na última terça-feira (28), representantes da associação SOS Atafona entregaram um novo pedido de apoio ao governo federal, solicitando verbas para ações emergenciais na orla.

Presidente da entidade há cinco anos, Soninha Ferreira afirma que a situação é crítica e exige uma resposta urgente, além da capacidade financeira do município.
Lula no Porto do Açu
Lula no Porto do Açu / Reprodução
"Entendemos que a Prefeitura de São João da Barra não tem condições de arcar com os custos da obra, que certamente será cara. Já havíamos entregue um ofício ao presidente Lula em abril, quando ele esteve em Campos. O documento foi encaminhado aos ministérios do Meio Ambiente e das Cidades. Ontem, conseguimos entregar mais uma demanda diretamente a ele, o que foi muito importante para nós", contou Soninha.

Segundo a presidente, a mobilização da associação é paralela às ações da gestão municipal, sem confrontos, com o objetivo de somar esforços diante da gravidade do cenário.

"O mar está avançando com muita força, levando casas e histórias. É muito triste ver famílias perdendo tudo. Eu já passei por isso e sei o quanto é doloroso. Você fica com as memórias, mas perde os espaços que guardam essas lembranças", desabafou representante da associação.

Ela destaca ainda que o apelo recente feito à prefeitura é por maior agilidade nos trâmites burocráticos, para que os recursos possam ser liberados com mais rapidez.

"Estamos fazendo tudo com muito amor por Atafona. É difícil ver essa destruição acontecendo, mas seguimos com fé de que vamos conseguir", finalizou moradora do pontal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS