Campanha do Outubro Rosa reforça rede de cuidado que começa na prevenção, em Macaé
- Atualizado em 22/10/2026 16:18
 Centro de Especialidades Médicas Dona Alba em Macaé
Centro de Especialidades Médicas Dona Alba em Macaé / Foto: Rui Porto Filho
A prevenção é fundamental para a saúde da mulher, e a busca por atendimento não deve acontecer apenas diante de sintomas. Em Macaé, a campanha Outubro Rosa destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A rede municipal realiza cerca de 180 mamografias por mês e, atualmente, não tem fila para a marcação do exame.

Mais do que um exame, a mamografia é um importante recurso para identificar alterações antes do surgimento de sintomas. Em Macaé, o atendimento começa nas unidades básicas de saúde, com consultas e exames de rotina. Quando há indicação, a mamografia é realizada no Centro de Especialidades Dona Alba. Se necessário, a paciente pode ser encaminhada para ultrassonografia, biópsia e, conforme os resultados, para acompanhamento especializado na Oncologia.

A secretária municipal de Saúde, Simone Sales, destaca que a campanha reforça um cuidado que precisa acontecer durante todo o ano.

“O Outubro Rosa chama a atenção para o cuidado com a saúde da mulher, mas é importante a gente reforçar que esse cuidado deve continuar o ano inteiro. A mamografia é um exame de rastreamento que consegue identificar alterações sugestivas de câncer de mama antes mesmo que os sintomas apareçam. Então, quando a doença é descoberta logo no início, as chances de sucesso, tanto no tratamento quanto na cura, só aumentam.”

O acesso aos serviços também é ampliado por iniciativas que levam atendimento para mais perto da população. É o caso do ônibus do programa Saúde Até Você, que percorre diferentes pontos da cidade oferecendo consultas médicas e atendimento de enfermagem, além de exames como Papanicolau e ultrassonografia transvaginal e pélvica.

Como parte das ações de conscientização, a Secretaria de Saúde, por meio do Polo Municipal de Oncologia, realizou na quarta-feira (21), uma programação voltada principalmente ao Outubro Rosa, mas que também colocou em pauta o Novembro Azul, campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. Durante o evento, pacientes oncológicos, familiares e profissionais participaram de atividades. A programação incluiu massoterapia, maquiagem, desfile temático, atividades corporais com a equipe de fisioterapia, palestras, confraternização e bingo dos pacientes.

Jaqueline de Jesus conhece de perto a importância desse acolhimento. Ela enfrentou dois cânceres de mama e, há 13 anos, faz acompanhamento na unidade. Para ela, participar de um dia como esse também ajuda a tornar a caminhada mais leve.

“Isso faz com que a gente esqueça um pouquinho do sofrimento que a gente já passou e por quem está passando também”, conta a babá, que deixa uma mensagem para outras mulheres que enfrentam o tratamento: “Força, fé e acreditar sempre!”

Para o médico oncologista Gabriel Mussi, iniciativas como essa reforçam que o tratamento também passa pelo acolhimento.

“Acho que a oncologia não pode ser tão pesada, tão triste. A gente tem que ter alegria em todos os momentos. Confraternizar, criar um ambiente de alegria e de felicidade ajuda tanto na qualidade de vida como no tratamento das pessoas.”

O Polo Municipal de Oncologia de Macaé pode atender até 10 mil pessoas e, atualmente, tem 6.120 pacientes cadastrados, dos quais 1.160 têm diagnóstico de câncer de mama. A unidade oferece acompanhamento especializado e multidisciplinar em várias áreas da Saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS