Nível do Rio Muriaé sobe e aumenta risco de inundação em Itaperuna
Júlia Alves - Atualizado em 04/02/2026 08:34
Reprodução | Montagem Folha da Manhã
Com as fortes chuvas registradas em Itaperuna nos últimos dias, o nível do Rio Muriaé subiu para 352 centímetros e coloca o município em estado de alerta após a última medição do rio, realizada na manhã desta quarta-feira (4), às 6h15. A cota normal do rio e de 197 cm, enquanto a de alerta começa em 340 cm e a cota de inundação é de 400. Com o registro de novos alagamentos em bairros do município, a prefeitura adiou o retorno das aulas que seria nesta quarta-feira (4).
A informação sobre o adiamento das aulas foi divulgada nas redes sociais do município nessa terça-feira (3): "Em razão do segundo dia consecutivo de fortes chuvas na região, a Secretaria Municipal de Educação informa que as aulas da Rede Municipal não retornarão nesta quarta-feira (04/02). A Prefeitura de Itaperuna segue adotando todas as providências necessárias para garantir um retorno seguro aos alunos", informou.
A decisão foi tomada devido às ações emergenciais realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou unidades escolares como abrigos temporários, além do apoio logístico com a entrega de mantimentos e a realização de resgates, utilizando, inclusive, os ônibus escolares. As aulas permanecem suspensas temporariamente e novas informações sobre o calendário escolar serão divulgadas assim que a situação do município for reavaliada.

A Prefeitura de Itaperuna informou, por meio de suas secretarias, que segue em regime de prontidão, monitorando a situação e prestando todo o suporte necessário à população.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para Itaperuna esta quarta é de muitas nuvens com pancadas de chuva isolada. A mínima é de 24º e a máxima é de 34º.
Em caso de necessidade, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil de Itaperuna, pelo telefone e WhatsApp (22) 3824-6334. Outros canais de emergência disponíveis são: 193 do Corpo de Bombeiros, 199 da Polícia Militar e 192 do Samu.
A Folha entrou em contato com a Defesa Civil do município para saber mais informações e aguarda retorno.
Retorno da chuva em Itaperuna nessa terça
Voltou a chover forte na cidade no início da noite dessa terça. Alguns pontos da área central, como a avenida Cardoso Moreira, registram alagamentos. De acordo com a Defesa Civil do município, as equipes estão na rua monitorando a situação.
Já na tarde de segunda-feira (2), choveu cerca de 76 mm durante uma hora em Itaperuna. A Defesa Civil informou que estava previsto apenas 17 mm para o período. A forte chuva causou estragos pela cidade, deixando ruas e avenidas alagadas. Carros foram carregados pela enxurrada.

Após o temporal, foram realizadas vistorias em imóveis com risco de queda e os níveis dos valões e do Rio Muriaé foram monitorados. As equipes também avaliaram danos em ruas e estradas vicinais, bem como nas redes de escoamento pluvial e de esgoto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS