Criança morre após broncoaspirar em casa, na Baixada Campista
Matheus Mesquita 11/11/2025 16:42 - Atualizado em 11/11/2025 18:09
IML de Campos
IML de Campos / Foto: Folha da Manhã/Arquivo
Uma criança de quatro anos morreu vítima de broncoaspiração em sua residência, no distrito de Tocos, na Baixada Campista. O menino foi socorrido no sábado (08), inicialmente ao Hospital São José, onde sofreu duas paradas cardiorrespiratórias. Em seguida, ele foi transferido para a UTI Pediátrica do Hospital Ferreira Machado. A morte encefálica foi confirmada pela equipe médica do HFM nesta segunda-feira (10). A Polícia Civil confirmou que a morte foi causada por broncoaspiração, que é quando substâncias entram nas vias respiratórias levando à asfixia.

Em nota divulgada nesta terça-feira (11), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que todos os protocolos e exames exigidos foram realizados pela equipe do HFM. O diagnóstico de morte encefálica foi concluído nessa segunda, às 15h05. Ainda segundo a FMS, o NF Transplantes prestou acolhimento à família e esclareceu sobre o direito de autorizar ou não a doação de órgãos, conforme previsto na legislação nacional e na Resolução CFM nº 2.173/2017.

Após o encerramento do protocolo, o Núcleo de Atendimento Familiar do Hospital Ferreira Machado acionou a Polícia Civil para a remoção do corpo ao Instituto Médico Legal (IML). O HFM lamentou o ocorrido e afirmou estar disponível para esclarecer novamente todos os procedimentos aos familiares.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS