Estudantes sanjoanenses tomam posse no Parlamento Jovem e simulam uma jornada parlamentar
Hevertton Luna - Atualizado em 11/11/2025 14:47
Estudantes de SJB em ação na Câmara
Estudantes de SJB em ação na Câmara / Divulgação
A possibilidade de acompanhar o funcionamento de uma Câmara, exercer o papel de vereador e apresentar propostas para um futuro melhor aos munícipes de São João da Barra. Esta foi a experiência vivida por 13 estudantes que tomaram posse no Parlamento Jovem 2025, na segunda-feira (10), no plenário do Legislativo, sob os olhares atentos dos parlamentares, autoridades, familiares e da comunidade escolar.
A jovem vereadora mais votada, Lara Vitória Silva de Lima (eleita com 187 votos), abriu a sessão cuja leitura do juramento de posse foi feita pelo presidente executivo do Parlamento Jovem, vereador Caio César. Os alunos prometeram "exercer com dignidade, ética e compromisso, as funções de jovens parlamentares defendendo os valores democráticos e trabalhando pelo bem comum do povo sanjoanense".
Além de Lara Vitória, foram empossados: João Pedro dos Santos; Guilherme Corrêa Novas; Luíza Mello Xavier; João Victor R. Nunes; Victor Hugo Pereira; Lorenna Santos Ribeiro; Izabele Oliveira Amaral; Aldeni M. Coutinho; Karlla Peixoto de Almeida; Carlos Eduardo Lima; Anna Sophia do Nascimento Lima e Daniel de Souza Silva. Eles também realizaram a eleição para a Mesa Diretora, assim constituída: presidente (Luiza - 9 votos); vice-presidente (Karlla - 8 votos); primeiro-secretário (João Pedro - 6 votos) e segundo-secretário (Guilherme - 11 votos).
Eles também tiveram a chance de simular uma sessão ordinária, apresentando proposições. A pauta teve início com uma moção de agradecimento à Câmara, pela oportunidade de participarem do programa, classificado por eles como "uma oportunidade de obter novos aprendizados e de desenvolver a cidadania, além de reunir estudantes de diferentes culturas, gêneros, etnias e realidades sociais".
Os jovens vereadores de São João apresentaram propostas voltadas ao desenvolvimento urbano, social e ambiental do município. Entre os requerimentos, destacam-se ações para melhorar a mobilidade urbana e o transporte público, investimentos em saneamento básico e energia sustentável, além da criação de programas tecnológicos e de modernização escolar.
Também foram sugeridos projetos voltados ao acolhimento emocional nas escolas, à inclusão de crianças atípicas, ao cuidado com animais abandonados, à ampliação da prática esportiva e à implementação de hortas comunitárias. Iniciativas como a oferta de cursos técnicos e a instalação de um posto de emergência 24 horas em Atafona reforçam o compromisso dos jovens com uma cidade mais humana, moderna e inclusiva.
Estiveram presentes ao evento, o secretário de Educação, Daniel Damasceno; a vice-secretária, Janaina Monteiro; a prefeita mirim, Isabela Silveira e a deputada juvenil estadual de SJB, Rebeca Barreto.
"Quero parabenizar todos vocês por essa iniciativa e por esta gestão, que torna a Casa do Povo ainda mais inclusiva. É fantástico colocar esses jovens na posição de protagonistas, ainda mais sendo um processo que começa no chão da escola", disse Daniel.

O presidente executivo do Parlamento Jovem, vereador Caio César, elogiou a atuação dos alunos. "Parabenizo também Soninha, por abrir as portas para a nossa juventude. Os jovens têm que ser protagonistas de sua própria história", disse.
A presidenta da Câmara, Soninha Pereira, ficou impressionada com a desenvoltura dos participantes, principalmente pelo expressivo número de meninas (7). "Hoje é um dia muito importante para esses jovens. Parabéns pelas indicações que fizeram", destacou, Soninha.
O Parlamento Jovem faz parte do calendário de atividades culturais da Câmara e acontece desde 2015 e promove a participação cidadã, o aprendizado do processo legislativo e o incentivo ao protagonismo político entre os estudantes do município.
Esta edição foi a primeira em que a escolha foi feita por meio de voto direto nas escolas. 
Com informações da Câmara de SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS