Avanço do mar atinge Praia do Açu, em São João da Barra
Rafael Khenaifes 08/08/2025 13:06 - Atualizado em 08/08/2025 13:32
Avanço do mar na Praia do Açu
Avanço do mar na Praia do Açu / Reprodução
Nesta semana, o avanço do mar atingiu a Praia do Açu, em São João da Barra. Devido a ação da natureza, pelo menos uma casa ficou destruída. Recentemente, a Folha mostrou que o gabinete do presidente Lula encaminhou o pedido de apoio para ações emergenciais na orla de São João da Barra para o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima. Após duas visitas presidenciais em 2025, os representantes do SOS Atafona conseguiram entregar as fotos da destruição ocasionada pelo avanço do mar. 

O documento enviado ao ministério responsável pelo pedido está classificado como “para análise técnica e providências cabíveis”. 

A presidente da SOS Atafona, Soninha Ferreira, afirmou que há chances para sair o edital. No entanto, a Justiça embargou o primeiro edital com a contestação de uma empresa concorrente que se sentiu prejudicada e conseguiu suspender a licitação.

“Precisamos de apoio do governo federal porque só com recursos da Prefeitura não há como fazer as obras, é a informação que temos", enfatizou a presidente.
Por meio de nota, a Prefeitura de São João da Barra informou que, desde o início do período de ressaca, a Defesa Civil Municipal vem monitorando a situação do imóvel localizado no Açu.

"A família que residia no local foi retirada com segurança e está recebendo atendimento da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que já iniciou os procedimentos para incluí-la no programa de Aluguel Social. A Defesa Civil permanece em alerta e acompanha o período de lua cheia, que representa elevação das marés. Reforçando que em caso de emergência o órgão está à disposição pelos números: 199, (22) 99915-3153 ou (22) 2741-1190", informou a nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS