Um veículo com adesivo do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte de Campos (IMTT) foi flagrado, na tarde desta terça-feira (11), estacionado em uma vaga para pessoas com deficiência em um supermercado no bairro IPS, em Campos. As imagens mostram o motorista próximo do carro e andando normalmente. Em Campos, diversos casos de veículos multados e rebocados por este tipo de infração têm gerado polêmica. O IMTT informou, em nota, que o carro pertence a uma empresa prestadora de serviço do Instituto.
O órgão também disse que: "Ainda que fosse um veículo oficial, tanto do IMTT como de qualquer outro órgão da Prefeitura, não haveria privilégio de agir contrário às normas previstas em lei. O IMTT reitera que segue firme em seu propósito de promover trânsito seguro e ordenado na cidade".
Recentemente, um casal de idosos teve o carro rebocado, também em um supermercado, pela Guarda Civil Municipal de Campos, por estar estacionado em uma vaga para idosos; porém, o veículo estava sem o adesivo. Mesmo o proprietário sendo idoso e tentando argumentar com os agentes, o veículo foi levado. O caso gerou revolta no local e também nas redes sociais. Inclusive, o prefeito Wladimir Garotinho chegou a repudiar a ação dos agentes, destacando que deve existir bom senso. No flagrante desta terça, além da falta de bom senso, o motorista comete uma infração grave.
No último domingo (9), o site da Prefeitura de Campos publicou uma matéria onde o IMTT alerta os usuários das vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos sobre a utilização da credencial que garante o uso desses espaços, que foi utilizado de forma indevida por um motorista com um carro a serviço do órgão nesta terça-feira.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, motoristas que cometem este tipo de infração, que é considerada grave, devem ser autuados com multa no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).