Sociedade campista perde a alegria de Cicinha Chagas
21/02/2025 20:04 - Atualizado em 22/02/2025 09:40
Cicinha Chagas
Cicinha Chagas
Faleceu na noite desta sexta-feira (21) Perlicínia Alves de Freitas, conhecida como Cicinha Chagas, no Hospital Dr Beda, em Campos. A informação do falecimento foi dada pelo filho Edvar Junior, o empresário e subsecretário de Turismo de Campos, em uma postagem emocionante de despedida na rede social. Cicinha era esposa do empresário Edvar Chagas (in memorian), e também era uma das maiores socialites de Campos, sempre empenhada em diversas causas sociais. O corpo de Cicinha será velado no Campo da Paz a partir das 8h, na capela G. O sepultamento será às 13h30.
Com a música "Pedaço de Mim", de Chico Buarque e Zizi Possi, o filho Edvar resgata momentos de Cicinha, conhecida por sua alegria e por colecionar amigos. Ela deixa os filhos Edvar, Luciano e Alexandre (in memorian), a nora Sid e o neto Gabriel.
Luciano Freitas falou sobre a mãe em postagem na rede social: "Você sempre foi e sempre será o grande amor da minha vida! Minha mãe, minha amiga, minha mestra, minha rainha! Agradeça a Deus a oportunidade que tive de tê-la como minha mãe. Siga rumo a Deus que é o seu destino! Te amarei pra sempre".
Amiga de longa data, a diretora-presidente do Grupo Folha, Diva Abreu Barbosa, lamentou a morte de Cicinha. “Ela descansou. Foi uma pessoa muito alegre, muita amiga, muito fraterna e muito carnavalesca. Uma pessoa boa, do bem. Tinha carinho muito grande por Aluysio Barbosa, mas a vida tem dessas coisas. As pessoas vão para outros planos, que não sabemos definir. Agora ela vai brincar com os anjos”, disse.
Mariaurea Paes também manifestou pesar pela morte da amiga. "Cansou-se de ficar deitada em pleno carnaval. Com pesar recebi essa notícia. Mas na certeza de muito céu, que ela merece. Meu sentimento será para sempre", comentou.
A empresária Lia Mirian Aquino Cruz, outra grande amiga de Cicinha de muitos anos, lembrou dos momentos que compartilharam juntas. "Curtimos juntas até o fim. Mulher guerreira, alegre, que adorava a família e os incontáveis amigos que fazia. Adorava festas, celebrou a vida como poucos. Agora que virou uma estrelinha, vai fazer festa no céu. Vá em paz amiga querida, descansar nos braços do Senhor", disse.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), de Campos, que já teve Edvar Chagas e Edvar Junior como presidentes, divulgou uma nota de pesar nesta noite. "A CDL reconhece a relevância da senhora Cicinha não só pela sua projeção social mas, principalmente, pela parceria de vida com Edvar de Freitas Chagas na sólida Femac Móveis, referência do nosso comérci, hoje, administrada pelos filhos Edvar Junior e Luciano", diz trecho. 
Pelo seu grande número de amizade, Cicinha também é lembrada por sua paixão pelo Carnaval. A jornalista Viviane de Aquino deixa uma mensagem para ressaltar a alegria de "Ciça" como ela a chama. "Tempos gloriosos com ela, Cicinha Chagas. Anfitriã de carnavais memoráveis, dos 7 de setembro quando a alegria era tônica de data tão comemorativa, da Cicinha cheia de vida, mesmo após ter vivido seus intempéries. Deixemos Cicinha partir. Guardemos a lembrança da Cicinha saudável, animadora, animadíssima, sem malícia e amiga, que deixa lastros de bondade, sabedoria e cumpricidade", escreveu.
Outra amiga, Marluci Sardenderg também deixou sua mensagem de pesar. “Meus sentimentos para todos da família. Que Deus os conforte. Ela era uma amiga especial”, lembrou.
Paula de Queiroz Ribeiro também lamentou: "Meus mais sinceros sentimentosa toda família. Com certeza já está no céu ao lado dos anjos de Deus".
A médica cardiologista e empresária Mirza Sampaio Peres Kury também lamentou a perda: "Ciça sinônimo de festa e alegria, só podia mesmo nos deixar no carnaval. Até qualquer dia minha querida... siga em paz!".
O Centro de Assistência Social e Terapeutico Diva Marina Goulart (Apoe), que é presidida pela advogada Pryscila Marins, emitiu nota de pesar: "Nos despedimos hoje, dia 21.02.2025, de uma das pessoas que ajudaram a construir a história da nossa instituição. Perlicínia Alves de Freitas, mais conhecida como Cicinha Chagas, uma das figuras mais emblemáticas de Campos dos Goytacazes, foi vice-presidente da Apoe por um período e deixou sua marca nessa caminhada de quase 61 anos. Seu legado permanecerá vivo em cada vida que tocou e em cada conquista que ajudou a alcançar. Neste momento de despedida, toda equipe Apoe se solidariza com familiares e amigos, expressando nossos mais sinceros sentimentos".
Outra instituição que emitiu nota de pesar foi a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic). "A Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), na pessoa do seu presidente Maurício Cabral e os membros da diretoria, lamenta profundamente o falecimento da empresária Cicinha Chagas, mãe do empresário Edvar Freitas Chagas Junior e Luciano Chagas, esposa do empresário Edvar de Freitas Chagas (in memorian). A Acic se solidariza com a família neste momento de dor".
A colunista social Neusinha Siqueira também prestou homenagem: "Hoje nos despedimos de uma grande mulher, uma amiga querida que nos deixou... Uma das principais damas da nossa sociedade, Cicinha era conhecida por todos como uma das melhores anfitriãs da cidade. Sua casa estava sempre aberta para amigos e familiares, e sua mesa sempre farta de alegria. Cicinha era uma pessoa especial, que irradiava luz e alegria por onde passava. Sua presença era sempre notada, e sua voz e risada contagiantes. Ela tinha o dom de fazer com que todos se sentissem à vontade e acolhidos em sua presença".
Ex-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, a professora Auxiliadora Freitas manifestou suas condolências à família: "A nossa querida Cicinha Chagas está brilhando no céu. Muito céu para ela. Foi encontrar o amor de sua vida Edvar Chagas e continuarem felizes, sem dor e tristezas. Ao Edvar Junior, Luciano Freitas e Sid Freitas, nossos sentimentos e um abraço no coração. Que filhos maravilhosos foram. Deram amor, carinho, cuidado, gentileza, flores, abraços, beijos e tudo que filhos devem dar a uma mãe em vida terrena. Deus esteja com vocês nesse momento de dor. Voe Cicinha e seja feliz na vida verdadeira".
A Diocese de Campos também emitiu nota de pesar na manhã deste sábado. "A Diocese de Campos se une em oração com a família de Edvar Junior, subsecretário de Turismo de Campos, pela Páscoa de sua mãe a Sra. Perlicínia Alves de Freitas, carinhosamente conhecida como Cicinha Chagas, que aconteceu na noite dessa sexta-feira (21/02). Em orações pedimos a Deus que conforte o coração da família e amigos, intercedendo também para que a Sra. Cicinha seja acolhida no paraíso pela misericórdia divina. 'Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso. Devemos sempre lembrá-la com alegria, gratidão, dando continuidade ao legado dedicado à família. Descanse em paz, na presença de Deus. Que o Senhor Bom Jesus, o Santíssimo Salvador, console o coração de todos os familiares, paroquianos e amigos, na força da esperança da ressurreição".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS