São João da Barra: Licitação para estudo de viabilidade de contenção do mar é aberta
Rafael Khenaifes 19/02/2025 12:53 - Atualizado em 21/02/2025 11:45
Atafona
Atafona / Reprodução
Nesta quarta-feira (19), o Diário Oficial de São João da Barra publicou uma licitação para contratação de uma empresa especializada para realização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, com o objetivo de contenção da erosão costeira. A concorrência pública do projeto está marcada para manhã do dia 16 de abril. O intuito é uma solução ao avanço do mar na Praia de Atafona. Tudo será acompanhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Vale ressaltar que uma manifestação está marcada para o próximo domingo (23), pelo SOS Atafona. Por meio de nota, a Prefeitura de São João da Barra informou que a erosão é um desafio mais crítico enfrentado pelo município, que tem sido intensificado pelos fatores naturais. A licitação busca contratar um estudo técnico e soluções eficazes para a contenção desse fenômeno.
“A erosão costeira é um dos desafios ambientais mais críticos enfrentados pelo município de São João da Barra, especialmente nos distritos de Atafona e Açu. Esse fenômeno, intensificado por fatores naturais e antrópicos, tem causado perdas significativas de território, impactando a infraestrutura, a população e atividades econômicas locais.
Diante dessa realidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, publicou nesta quarta-feira (19) o edital de licitação para a contratação de um estudo técnico especializado, que fornecerá a base científica e técnica para a formulação de soluções eficazes e sustentáveis de contenção da erosão.
"Este estudo técnico é um passo essencial para embasar medidas que atendam aos requisitos necessários para futuras ações de licenciamento e execução de soluções definitivas para a erosão costeira. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, o diálogo e a construção coletiva de estratégias para garantir a proteção da costa sanjoanense. A união da sociedade civil, do poder público e das instâncias federais e estaduais será essencial para garantir um futuro sustentável para Atafona e toda a região litorânea do município", finaliza a nota. (R.K.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS