Praia com Vida leva conscientização sobre a preservação dos litorais
05/02/2025 10:30 - Atualizado em 05/02/2025 10:30
No verão, os litorais recebem um número maior de visitantes, o que também pode impactar na sujeira das orlas e, consequentemente, das águas. Um projeto de extensão idealizado pelos alunos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), o "Praia com Vida", busca unir ciência, natureza, pesquisa e educação ambiental com a paixão pelas praias. Voluntários se juntam para realizar a limpeza de orlas e levar conscientização. Várias praias da região já receberam o projeto. A última ação aconteceu em 26 de janeiro, em Manguinhos, no município de São Francisco de Itabapoana.

O objetivo principal do projeto é falar com as pessoas sobre a biodiversidade costeira, conscientizando a sociedade sobre os desafios para cuidar do ecossistema. Atualmente, o "Praia com Vida" acontece nas praias também de Campos e São João da Barra. Mas, segundo os idealizadores, o projeto sonha em expandir as ações para todo o país.


A pesquisa também é o grande foco do "Praia com Vida", que já teve diversos artigos científicos publicados. Um desses é o "Maria Farinha em apuros", publicado na revista Ciência Hoje das Crianças, que busca ensinar as crianças sobre preservação. A história do caranguejo-fantasma, a espécie Ocypode quadrata, é mostrada em ilustrações para que a criançada conheça mais sobre a vida marinha.

Segundo Leonardo Lopes da Costa, pesquisador e um dos idealizadores do projeto, as ações de limpeza e conscientização, apesar de não resolverem totalmente o problema, acabam mobilizando e engajando mais pessoas. "Esses eventos geram um grande envolvimento da sociedade e têm nos auxiliado significativamente na divulgação das ações por meio das redes sociais e nas atividades de divulgação científica", destacou Leonardo.

Para Leonardo, é fundamental promover uma maior conscientização e também criar políticas públicas que incentivem um respeito maior pelo meio ambiente. Ele ressalta que "o que para muitos é apenas um local de lazer representa o único lar para os animais e plantas que ali habitam".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS