Lixos espalhados no parque Vicente Dias
/
Foto: Rodrigo Silveira
A limpeza pública do município de Campos vem sendo alvo de reclamações pelos moradores de diversos bairros da cidade, principalmente na época de verão. Desta vez, o mato alto e a coleta de lixo são os problemas mais frequentes. O lixo espalhado e o mato têm atrapalhado pedestres e ciclistas que passam pelas principais avenidas de Campos. Sem contar nos moradores que têm sido afetados pelos mosquitos e pernilongos atraídos pelo matagal.
A coleta de lixo, embora passe nas ruas dos bairros, outras sofrem com a falta dela, como é o caso da rua Travessa Francisco Lamego, no bairro Vicente Dias, em Guarus. Segundo um funcionário de uma oficina da região, Demerval Ribeiro, com a diminuição da frota de ônibus, eles não têm passado na rua, o que faz com que os moradores tenham que jogar os lixos em outro local causando um acúmulo de lixos que acaba atraindo animais que espalham os resíduos em meio a calçada.
“O caminhão de lixo passava, na rua Travessa Francisco Lamego, ia até o final e recolhia tudo. Os moradores colocavam os lixos pendurados no muro. Depois, o caminhão parou de passar, os moradores não vão ficar com o lixo na porta e colocam na calçada aqui em frente, na rua Messias Urbano dos Santos. O lixo está aqui a dias. Quarta-feira passada, o caminhão de lixo veio e limpou, mas já está espalhado de novo. Se o caminhão voltasse a passar na rua, não ficaria assim. Pelo jeito diminuiu a frota, hoje em dia, o caminhão passa aqui na rua Messias Urbano, roda pelo bairro, recolhe e vai embora. E o morador que não tem outro lugar, vai colocar o lixo ali. Aí é o cachorro e os catadores de reciclagem que rasgam os sacos, os urubus que descem e fica assim, tudo espalhado”, contou Demerval.
Lixos em Guarus
/
Fotos: Rodrigo Silveira
Apesar da atuação das equipes da Subsecretaria de Limpeza Pública, ainda há alguns espaços que não receberam os serviços de capina, roçada e varrição. Como na Avenida Zuza Mota e José Carlos Pereira Pinto, em Guarus. A moradora Vera Lúcia Sardinha, diz que nunca ficou tanta sujeira assim no bairro. A limpeza pública limpou a creche na Zuza Mota, mas faltou a pracinha.
“Que lixaria que está aqui no bairro. Vem e limpam, mas depois está sujo de novo. Limparam a creche do bairro e deixaram a lixarada, mas não limparam o mato alto. A população tem mania de jogar os lixos aqui na avenida, muitos penduram no coqueiro. Eu estou com bronquite e pneumonia e ficam esses entulhos de lixo jogados e ninguém tira. Eu nunca vi tão sujo assim. No tempo de Rosinha, ela não deixava mato alto, era tudo limpinho”, destacou Vera Lúcia.
Mato alto em Guarus
Mato alto em Guarus
Mato alto em Guarus
A moradora do Parque Calabouço, Gabriele Barbosa, falou que o mato alto na José Carlos Pereira Pinto, atrai muitos mosquitos o que a deixa preocupada com o aparecimento de casos de dengue.
“O mato alto aqui é um grande problema porque tem atraído muitos mosquitos, à noite, principalmente, a casa fica cheia, ainda mais que eu tenho uma criança e agora com casos de dengue, eu fico preocupada. Com crianças é mais perigoso”, falou a moradora.
Por meio de nota, a Prefeitura de Campos informou que as equipes estão atuando nas limpezas das vias e nos bairros. “Arthur Bernardes, por exemplo, terminou de limpar toda extensão semana passada. As demais vias estão sendo feitas”, disse a nota.
A Folha encaminhou um pedido de nota à empresa Vital Engenharia Ambiental, responsável por prestar serviços de coleta de lixo ao município e sobre as reclamações dos moradores e aguarda retorno.