Campos é a 3ª melhor cidade do RJ em saneamento, apontou o Trata Brasil
- Atualizado em 14/09/2022 11:48
Estação de Tratamento de Esgoto do Esplanada
Estação de Tratamento de Esgoto do Esplanada / Divulgação
O município de Campos é o terceiro melhor do estado do Rio de Janeiro no Ranking de Saneamento do Instituto Trata Brasil 2022. Segundo a concessionária Águas do Paraíba, responsável pelo serviço no município, esse é o resultado de um investimento de mais de R$ 800 milhões realizados ao longo de 23 anos, completados nesta quarta-feira (14). A concessionária abastece 100% da população de Campos com água tratada, o equivalente a cerca de 190 mil imóveis, e a cidade conta com uma cobertura de esgoto de 93%.
Ainda de acordo com a concessionária, desde que chegou à cidade, em 1999, a Águas do Paraíba ampliou o número de Estações de Tratamento de Água (ETAs) de 15 para 40. A maior delas é a ETA Coroa, que produz 1.200 litros de água por segundo, distribuída 24 horas por dia, através de 1.802 quilômetros de adutoras e redes. Foram instalados seis reservatórios em diferentes bairros da cidade. Juntos, estes sistemas atendem a 102 localidades.

"O sistema de abastecimento de água assegura o fornecimento com eficiência em vazão e pressão a toda a cidade, garantindo o padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria de Consolidação N° 5 - Anexo XX, alterada pela portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde", informou a concessionária.

A Águas do Paraíba informou, ainda, que coleta o esgoto de 93% da população urbana e trata 100%, através da operação de nove Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). "Os resíduos são recebidos através de mais de 1.000 quilômetros de interceptores e redes coletoras subterrâneas, além de 232 estações elevatórias, monitoradas 24 horas por dia, nos sete dias da semana, através de Centro Controle Operacional (CCO) de Água e Esgoto. A ETE Lagoa do Vigário é a mais recente em operação. Foi inaugurada em 2020, em uma área de 5 mil m², no Parque Vicente Dias, com a capacidade total de tratar, inicialmente, 90 litros de esgoto por segundo", destacou.

"Desde 2005, Águas do Paraíba tem seus produtos e serviços certificados pela ISO 9000, com o selo da Fundação Vanzolini, ligada à Universidade de Campinas. Hoje, são feitas 10 mil análises mensais da água tratada em nossos sistemas produtores por laboratórios independentes, assegurando, assim, a qualidade do serviço para Campos dos Goytacazes. Além disso, Águas do Paraíba já recebeu diversos prêmios nacionais de qualidade em saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e também da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan)", informou a Águas do Paraíba.
Fonte: Comunicação Águas do Paraíba
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS