Praia é uma paixão comum, mas também precisa de atenção e cuidado, já que é o lar de diversos animais e plantas. Buscando aproximar essa paixão da ciência, natureza, pesquisa, educação ambiental e estilo de vida, alunos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) criaram o projeto “Praia com Vida”, que visa popularizar a biodiversidade das praias, conscientizar a sociedade sobre os problemas que esse ecossistema enfrenta e as funções que desempenham para a humanidade. Outro foco do projeto é a realização de mutirões para limpeza das praias da região. Inclusive, neste sábado (12), acontece a primeira edição de 2022, na orla de Grussaí, em São João da Barra.
O projeto conta com bolsistas de extensão, biólogos e voluntários, que percorrem as praias identificando as diversas formas de vida que habitam nosso litoral e também recolhendo uma enorme quantidade de lixo, principalmente plásticos.
Atualmente, o projeto atua nas praias dos municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Campos. Apesar de atuar no âmbito regional, o objetivo para o futuro é conseguir transformá-lo em um projeto de conservação, com aderência nacional.
Com foco intenso na pesquisa, diversos artigos científicos foram publicados a partir dos estudos realizados na região. Um desses artigos, intitulado “Maria Farinha em apuros”, publicado na revista Ciência Hoje das Crianças, busca conscientizar o público infantil sobre a necessidade da preservação do caranguejo-fantasma, que também é conhecido como maria-farinha ou Ocypode quadrata. A revista mostra que a ciência faz parte da vida de todos, buscando estimular a curiosidade e compreensão de diversos fenômenos através de ilustrações e experiências.
Segundo o pesquisador Leonardo Lopes da Costa, um dos gestores e idealizadores do projeto, essas ações de limpeza das praias, embora não sejam totalmente eficientes, pois o lixo chega diariamente, possibilitam o contato com diversos voluntários permitindo a difusão e a disseminação da ciência.
— Esses eventos geram um grande engajamento da sociedade, eles têm nos ajudado muito na divulgação das ações, através das redes sociais e nas ações de divulgação científica, que é um dos objetivos do projeto, ao simplificar a ciência para uma melhor compreensão das pessoas — afirmou Leonardo, que realiza seu pós-doutorado na Uenf.
Grussaí recebe voluntários neste sábado
Neste sábado, às 8h, os participantes do projeto Praia com Vida se reúnem em frente ao Polo Gastronômico de Grussaí, litoral de São João da Barra, onde será iniciado o mutirão de limpeza na orla. Além dos alunos da Uenf, participam voluntários, como do projeto Juventude em Ação, que já fez parceria com o grupo em 2021, realizando a limpeza da orla da praia do Farol de São Thomé, em Campos.
Além de ser um dos coordenadores da ação deste sábado, o administrador Danilo Barreto, de 26 anos, nasceu e mora no litoral sanjoanense e ressalta a importância de preservar o ecossistema e conscientizar a população.
— A praia é um ambiente com o qual me identifico desde pequeno. Cresci aprendendo sobre sua importância e nossa obrigação em buscar sua preservação, sobretudo evitando jogar lixo na orla. Fui aluno da Uenf, onde o projeto foi idealizado e também um lugar rico em pesquisas, o que corrobora nossas ações. O primeiro Cleanup Day do Projeto Praia com Vida em 2022, com certeza será um sucesso.