Edital patrocinado pela secretaria estadual de Cultura incentiva produções culturais por meio digital
02/02/2022 14:33 - Atualizado em 02/02/2022 14:38
Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração Social Impulso. Com patrocínio da secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da empresa Oi, o edital lançado pelo Instituto Ekloos tem como objetivo capacitar iniciativas socioculturais para que elas explorem a produção por meio digital. O processo seletivo fica aberto até às 18h da próxima quarta-feira (9), através do link www.ekloos.org/impulso.
O programa está aceitando inscrições de pessoas físicas ou jurídicas, sendo autorizada a participação de ONGs, coletivos e negócios de impacto social que tenham atuação no estado do Rio de Janeiro. Vão ser disponibilizadas até 10 vagas para preenchimento.
Entre as iniciativas e áreas que podem ter projetos contemplados estão aplicativos, artes visuais, audiovisual, cinema, circo, dança, design, folclore, fotografia, games, gastronomia, literatura, museus, música, moda e teatro, entre outros.
— Este projeto tem como foco contemplar propostas inovadoras, que trabalhem o desafio de transformar o mundo através do auxílio das ferramentas digitais. Nossa forma de trabalho é essa: sempre buscar a democratização e universalização da cultura. Então, projetos que seguem essa linha sempre vão encontrar o nosso apoio — secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Os selecionados passarão pelo programa de aceleração, que prevê mentorias e capacitações on-line, com o objetivo de fortalecer grupos que produzem cultura e se relacionam de alguma forma com pautas de diversidade e inclusão, buscando o desenvolvimento de apresentações híbridas (presenciais e on-line).
— Neste novo mundo, é extremamente importante inovar e aproveitar as novas tecnologias para impulsionar iniciativas de impacto social no setor da economia criativa. Este programa quer apoiar empreendedores, de organizações sem fins lucrativos ou negócios sociais, para colocarem suas iniciativas ‘on’ — ressalta a presidente e fundadora do Instituto Ekloos, Andréa Gomides.
O Instituto Ekloos é uma aceleradora social que, ao longo de seus 14 anos de atuação, já capacitou mais de 6 mil empreendedores e acelerou mais de 700 ONGs e negócios de impacto social. Com um programa de aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vem trabalhando em iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação.
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS