Após aplicar questionário no Liceu, professora testa positivo para Covid-19
Folha1 - Atualizado em 17/02/2021 14:41
Uma professora do Liceu de Humanidade de Campos confirmou infecção por Covid-19 após estar com companheiros discentes e docentes durante aplicação de questionário socioemocional na última quinta-feira (11). O fato reforça, na visão da coordenadora do Sepe Campos, Graciete Nunes, que "o caso do Liceu serve para reforçar o argumento de que sem a vacinação de todos os profissionais de educação não é seguro o retorno". 
Apesar da infecção da profissional, a Coordenadoria Regional Norte Fluminense de Educação comunicou aos professores estaduais haverá expediente normal nos dias 18 e 19 de fevereiro no Liceu de Humanidades de Campos, com início às 10 horas. "Solicitamos aos professores regentes e funcionários administrativos que trabalham nesses dias que compareçam a Unidade Escolar e aos que estão em Home Office que mantenham-se atentos às solicitações de trabalho", comunicou o Liceu ao seu corpo docente.
- O Sepe-Campos é contra a retomada de quaisquer atividades presenciais no interior das escolas. As experiências em outros locais comprovam que não tem como dar certo. O caso do Liceu serve para reforçar o argumento de que sem a vacinação de todos os profissionais de educação não é seguro o retorno. A comunicação aos profissionais de educação do Liceu só foi feita após o fato ter se tornado público - argumentou a coordenadora do Sepe, Graciete Nunes.
A Seeduc esclareceu, em nota, que o ano letivo começou no dia 8 de fevereiro com a entrega do plano de estudos e a aplicação do questionário socioemocional para os alunos, em dias e horários programados pela direção, para evitar aglomerações, e adotando todas as medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento. As aulas iniciarão em 1º de março no modelo híbrido (remoto e presencial, com turmas em sala de aula em dias alternados) ou somente remoto, dependendo das orientações do Comitê Científico e das autoridades de saúde.

No caso do Liceu de Humanidades de Campos, a Seeduc confirmou que uma professora testou positivo, após apresentar sintomas leves, e foi imediatamente afastada das funções. A Seeduc, por meio da Diretoria Regional e da direção escolar, está monitorando a situação das pessoas que tiveram contato com a profissional e, até o momento, não houve relato de novos casos de contaminação. A unidade escolar passará por sanitização, e o retorno das atividades está previsto para amanhã, dia 18, conforme o calendário escolar.

Vale destacar que, desde o ano passado, todas as escolas estaduais estão preparadas e adotando os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades de saúde, por meio de resoluções publicadas no Diário Oficial do Estado. No caso de um servidor apresentar algum sintoma de Covid-19, ou testar positivo, o mesmo é afastado imediatamente e orientado a procurar avaliação médica. As pessoas que tiveram contato próximo são monitoradas por 14 dias e, em caso de sintomas, imediatamente afastadas. As atividades da escola podem ser suspensas, quando houver a configuração de surto de Covid-19 no local e, nestes casos, a unidade de saúde mais próxima é acionada para fazer seu monitoramento.

A Secretaria de Educação reafirmou "seu compromisso com a saúde de seus profissionais e alunos, seguindo em constante contato com as unidades escolares, acompanhando e fiscalizando os protocolos sanitários para tomar rápidas medidas que resguardem a segurança de todos".
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS