Bahia bate o Vasco em São Januário e assume a vice-liderança do Brasileirão
- Atualizado em 12/02/2026 08:04
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
O Bahia fez um jogo cirúrgico em São Januário e bateu o Vasco por 1 a 0 nessa quarta-feira, pelo Brasileirão. A equipe de Rogério Ceni começou a partida com muita intensidade e presença ofensiva e conseguiu marcar no início. O Vasco melhorou ao longo da partida, teve mais controle do jogo, mas faltou eficiência para buscar o empate. A arquibancada ficou na bronca, e Fernando Diniz e jogadores vascaínos foram alvos de muitos protestos.
Com a vitória, o Bahia chegou a sete pontos e assumiu momentaneamente a segunda posição, mas pode ser ultrapassado até o fim da rodada.

O Vasco continua sem vencer no Campeonato Brasileiro, soma um ponto, e entrou na zona de rebaixamento pela primeira vez nesta edição do torneio.
Primeiro tempo
O Bahia começou a partida se impondo em São Januário. A equipe de Rogério Ceni pressionava a saída de bola vascaína e, quando tinha a posse, circulava a bola com velocidade no campo de ataque. O Vasco apostava nas transições e até levou perigo em uma cobrança de falta de Coutinho. Mas, dois minutos depois, Everton Ribeiro cobrou escanteio, com jogada ensaiada, e acertou passe perfeito para Luciano Juba, que bateu de primeira para o fundo da rede.
Atrás no placar, o Vasco inverteu as ações. O time de Fernando Diniz passou a ter mais presença ofensiva e aumento a intensidade para recuperar a bola perto da área tricolor. Assim, a equipe cresceu e ficou perto de empatar. Destaque para Andrés Gómez, que fez um salseiro na defesa do Bahia, com muita velocidade, dribles desconcertantes e passes que deixaram os companheiros em condição de finalizar. Nuno e Brenner tiveram chances de marcar dentro da área, mas pecaram nas finalizações. Primeiro tempo equilibrado.
Segundo tempo
O Vasco manteve a intensidade na volta do intervalo. Aos 2, Puma finalizou com perigo animando a arquibancada. O Bahia recuou bastante e fechou no campo de defesa. Contra a retranca, o time de Fernando Diniz deixou de tentar fazer infiltrações pelo chão e passou a enfileirar bolas aéreas. Mas havia um problema. Brenner, o único homem de área, ficou escondido entre os zagueiros do Bahia e não conseguia vencer as disputas.
A torcida pediu, e Diniz promoveu a estreia de Spinelli para reforçar a área. GB entrou logo na sequência. Mesmo com dois centroavantes, o Vasco não levou perigo. Focado em não sofrer o empate, o Bahia abdicou de atacar. Ceni até fez mudanças no ataque para tentar devolver seu time à partida. Everaldo entrou no lugar de Willian José e mal tocou na bola. Erick Pulga tentou ser um escape pelo lado, mas era um guerreiro solitário no embate com a defesa vascaína e não conseguiu incomodar. O Vasco persistiu nas bolas aéreas até o fim e não encontrou caminhos para igualar. Derrota dolorida para o time da casa, que está na zona de rebaixamento. Para o Tricolor, uma vitória importante fora de casa e um lugar entre os líderes.

Próximos compromissos
O Bahia volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Jacuipense, pelo Campeonato Baiano. Na quarta-feira, o adversário será a Chapecoense pelo Brasileirão.

Também no sábado, o Vasco disputará as quartas de final do Carioca contra o Volta Redonda, em São Januário. Pelo Brasileirão, o próximo jogo será na quinta-feira da próxima semana, contra o Santos.
Com informações do GE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS