Brasileirão 2026 será disputado de janeiro a dezembro após decisão da CBF
- Atualizado em 01/10/2025 12:38
Lucas Figueiredo / CBF
O Campeonato Brasileiro terá mudanças a partir do ano que vem e a principal alteração será a antecipação da data de início. A competição começará em 28 de janeiro e irá até 2 de dezembro. Este ano, a primeira rodada do torneio ocorreu no fim de março e a última será no dia 7 de dezembro.
O objetivo da CBF é introduzir uma nova cultura no futebol brasileiro, com o Brasileirão sendo disputado durante praticamente todo o calendário. As mudanças também têm como objetivos o aumento de recesso para jogadores, um maior apelo comercial para a competição e a melhora do produto e do espetáculo.
O Brasileirão começará antes do fim dos estaduais, que serão disputados entre 11 de janeiro e 15 de março. Desta forma, haverá semanas com a disputa das duas competições. Mas as finais estaduais serão preservadas.
Exemplo: haverá semanas com um jogo do estadual no meio da semana e uma rodada do Brasileirão no fim de semana. Nas finais dos estaduais, haverá uma semana livre para as decisões, sem rodadas do torneio nacional.
O Campeonato Brasileiro terá uma pausa de cinco semanas durante a Copa do Mundo de 2026, entre a primeira junho e a segunda semana de julho. A maior competição de seleções começa no dia 11 de junho e vai até o dia 19 de julho.
Todos os clubes da Série A também estão garantidos na Copa do Brasil do ano que vem, que também terá novo formato, ao passar de 92 para 126 clubes.
O novo calendário vem sendo discutido há dois anos em comissões de clubes. A CBF preparou a apresentação desta quarta-feira durante os últimos três meses e anunciou diversas mudanças para o ano de 2026.
Copa do Brasil 2026 também com novo formato
A CBF anunciou nessa quarta-feira (30) o novo calendário do futebol brasileiro. A partir da edição do ano que vem, a Copa do Brasil terá mais times e será disputada em final única, além de contar com presença garantida dos 20 times da Série A. De acordo com a CBF, a competição começa em 18 de fevereiro e termina em 6 de dezembro, encerrando o calendário do futebol nacional, já que o Brasileirão acabará em 2 de dezembro. 
Somando todas as fases, 126 clubes vão disputar a competição. Em 2027, este número aumentará para 128. Até 2025, o principal torneio mata-mata do país começava com 92 times. Com o aumento dos participantes, a Copa do Brasil terá 102 vagas diretas dos estaduais - até 2025, eram 80.
Os clubes da Série A, já garantidos independentemente da participação nos campeonatos locais, entrarão apenas na quinta fase, a última antes das oitavas de final. As quatro primeiras fases serão decididas em partida única. Da quinta até as semifinais, haverá jogos de ida e volta.
Outra novidade a partir da próxima temporada será a final em partida única. Para poder receber a decisão, a sede precisará cumprir os seguintes pré-requisitos: ter fácil acesso de torcedores; rede hoteleira na cidade; capacidade para receber duas torcidas e lugar para pelo menos 40 mil torcedores.
Com informações do GE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS