Comércio de Campos animado com as vendas da Copa
/
Foto: Rodrigo Silveira
Faltando menos de 1 mês para a Seleção Brasileira entrar em campo em busca do hexa, o comércio campista se aquece para a Copa do Mundo 2026 e já apresenta alta demanda por produtos ligados ao tema do verde e amarelo. A expectativa dos empresários campistas é de que o evento impulsione cada vez mais o faturamento. Lojistas comentaram que o estoque está abastecido para atender o público e torcedores disseram que já antecipam as compras.
Que o futebol é uma paixão brasileira, isso ninguém pode falar. Desta forma, a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) acredita que as vendas no comércio vão aquecer em torno de 3%, com a chegada da Copa do Mundo, que será disputada entre 11 de junho e 19 de julho de 2026.
Lojas aquecidas para Copa do Mundo
/
Rafael Khenaifes
Segundo a Acic, a maior expectativa se concentrará nos segmentos de roupas esportivas, de acessórios, decoração e dos serviços de alimentação e bebidas. Outro fator favorável, que Maurício ressaltou, foi a iniciativa da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), que lançou o 1º Festival de Ruas Enfeitadas da Copa para estimular a união dos moradores, mantendo vivo o espírito esportivo em busca do hexacampeonato. Fatores que ajudam a fomentar o comércio varejista de Campos.
O presidente da Acic, Maurício Cabral Mauricio lembra, ainda, que essa expectativa vai ao encontro da pesquisa realizada pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas Rio), que espera um crescimento de até 2,5% no aumento das vendas.
Além das tradicionais vendas de camisas, acessórios e artigos nas cores da seleção brasileira, o varejo também espera crescimento na procura por televisores, caixas de som, itens para confraternizações e produtos voltados para bares, restaurantes e estabelecimentos que irão transmitir os jogos.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Campos), Fabio Paes, destaca que o período representa uma oportunidade importante para empresários ampliarem vendas e fortalecerem o relacionamento com os consumidores.
“A Copa cria um ambiente extremamente positivo para o comércio. Quando a cidade entra no clima do evento, com ações nas ruas e participação da população, isso naturalmente aumenta a circulação de pessoas, incentiva o consumo e beneficia diversos segmentos da economia local”, afirmou.
Segundo a entidade, bares, restaurantes, supermercados, distribuidoras, lojas de eletroeletrônicos e estabelecimentos de entretenimento devem registrar aumento significativo na movimentação, principalmente nos dias de jogos da seleção brasileira.
Rômulo Barreto, torcedor do Brasil, comentou que já garantiu os acessórios para decorar o espaço em que vai assistir os jogos e reunir familiares e amigos. “Comprei bandeirinhas verde-amarelas, balões nas cores da seleção, varal de fitas, toalhas de mesa temáticas, copos e pratos descartáveis personalizados, painéis decorativos, buchinhos, e itens rústicos, assim estou preparado para curtir o evento com pessoas que gosto, minha família, meus amigos, muita alegria e diversão", explicou.
Lojas aquecidas para Copa do Mundo
/
Rafael Khenaifes
Vicente Rangel, proprietário há cerca de 40 anos da loja de materiais esportivos, contou que a procura pelos produtos começou a aumentar. “As pessoas priorizam a camisa do Brasil, que já está saindo com frequência, principalmente para as crianças. Estamos preparados para atender o público, com diversos produtos esportivos ligados ao verde e amarelo. Durante a Copa, as vendas irão aumentar e espero um aquecimento de 20% a 30%”, disse.
Wenceslau Botelho, proprietário de um armarinho, afirmou que o crochê é fundamental para estampar a torcida canarinho e a procura está grande. “O crochê está na moda nesta época de Copa e está vendendo muito bem antes do evento, sendo que a tendência é só aumentar esse tipo de venda, tendo um aquecimento de 30%. Estamos com força total e focados muito nessa parte do verde. A procura já está grande para outros acessórios também. É tempo de estampar as cores da nossa seleção, torcer e faturar", enfatizou