Devotos de São Cosme e Damião mantém a tradição em Campos
Matheus Mesquita - Atualizado em 26/09/2025 15:27
Venda de Cosme e Damião
Venda de Cosme e Damião / Foto: Rodrigo Silveira
O Dia de Cosme e Damião, celebrado pela Igreja Católica em 26 de setembro e no dia 27 pelas religiões afro-brasileiras, ainda aquece as vendas em lojas de doces na região da região central de Campos. A data é tradicionalmente marcada pela distribuição de saquinhos de balas e guloseimas para as crianças.

Para Vitor Souza, gerente de uma loja de doces no centro da cidade, a semana é a mais aguardada do ano. “Essa data, na verdade, é a mais importante para a gente. É a tradição de São Cosme e Damião. A cada ano que passa, a procura diminui um pouco, mas as pessoas fiéis ainda permanecem”, comenta.
Foto: Rodrigo Silveira



Vitor explica que, diante da economia mais difícil, a atenção está nos produtos mais acessíveis: “A gente foca na maria-mole, suspiro, pipoca doce, bala, pirulito… São os produtos que o pessoal procura nessa época”, disse.
Apesar da mudança nos hábitos e do aumento de religiões que não permitem que as crianças peguem doces diretamente, ele garante que a tradição ainda resiste. “A criançada ainda corre atrás e mantém a tradição”, conclui.

Foto: Rodrigo Silveira
Entre os clientes que reforçam essa permanência está Ítalo Bruno, que há sete anos mantém viva a prática de montar os saquinhos de doces.
“Todo ano eu faço questão de preparar e distribuir. Apesar de ter diminuído bastante o número de crianças, eu procuro sempre manter a tradição”, afirma.
Ele conta que costuma comprar na mesma loja, mas também compara preços para manter a autonomia nas escolhas. “Já tem sete anos que venho fielmente. É uma tradição que faço questão de preservar”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS