Santo do dia: São Cosme e São Damião
Pedro Henrique Figueiredo - Atualizado em 26/09/2025 13:47
São Cosme e São Damião
São Cosme e São Damião / Divulgação
Nesta sexta-feira (26), a Igreja Católica celebra os mártires São Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos que, junto com São Lucas, são os padroeiros dos médicos e também dos estudantes de medicina.
No Oriente, são chamados de “os não cobradores”, porque exerciam a medicina sem cobrar nada aos pacientes pobres. A única coisa que pediam aos pacientes era que lhes permitissem falar por alguns minutos a respeito de Cristo e de seu Evangelho.
Lisias, o governador de Cilícia, desgostou-se muito porque estes dois irmãos propagavam de pregar e, como não conseguiu, mandou atirá-los ao mar. Porém, uma onda muito grande os levou sãs e salvos à margem. Um verdadeiro milagre.
O governador mandou que fossem queimados vivos, mas as chamas não os tocaram e, em troca, queimaram os verdugos pagãos que queriam atormentá-los. O mandatário pagão mandou que lhes cortassem a cabeça. Derramaram seu sangue, por fim, por proclamar o amor ao Divino Salvador, Cristo Jesus.
Junto ao túmulo dos dois irmãos gêmeos (São Cosme e São Damião), começaram a realizar-se milagrosas curas. O imperador Justiniano de Constantinopla, padecendo de uma grave enfermidade, encomendou-se a estes dois santos mártires por Jesus e pela Igreja e foi curado inexplicavelmente.
São Cosme e Damião são conhecidos como padroeiros dos cirurgiões, farmacêuticos, dentistas e faculdades de medicina.
Oração
São Cosme e Damião, que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que vossa proteção, São Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero. Senhor nosso Deus, que dissipais as trevas da ignorância com a luz de Cristo, vossa Palavra, fortalecei a fé em nossos corações, para que nenhuma tentação apague a chama acesa por vossa graça.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
São Cosme e São Damião, rogai por nós!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    [email protected]