Campos se ilumina para o Natal
Dora Paula Paes - Atualizado em 10/12/2025 08:01
Rodrigo Silveira
O tanto que a decoração natalina em Campos é aguardada, também tem de polêmica antes da entrega oficial ano após ano. Na noite de segunda-feira (8), a decoração de Natal da Praça do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos, foi inaugurada pelo prefeito Wladimir Garotinho, em um evento que reuniu atrações musicais, intervenções artísticas, participação de estudantes da rede municipal e ações solidárias. Para a agenda, nesta quinta-feira (11), tem apresentação na praça também dentro da programação do Natal do Sesc RJ, às 19h.

O público que compareceu à Praça para conferir os detalhes natalinos também assistiu apresentações do cantor Apollo, da Corporação Musical Fox e do grupo de alunos “Quem sabe isso quer dizer amor”, da Escola Municipal Francisco Faria Barbosa, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Wladimir, que na semana passada precisou usar suas redes para falar do “anjo” criticado e de sua retirada do local, na abertura da programação, destacou o resgate da decoração natalina na cidade e a importância de oferecer um período de confraternização para as famílias campistas.
Rodrigo Silveira

“Então, chegamos a mais um final de ano e eu quero agradecer a todos que vieram aqui participar deste momento. Quero dizer que fizemos tudo com muito carinho, dentro da nossa realidade, e eu sempre digo isso. É sempre bom falar, porque muitas vezes as pessoas só querem se apegar aos problemas. Problema sempre existe. Mas, quando a gente assumiu a Prefeitura, nem decoração de Natal tinha mais na cidade, e fomos nós que resgatamos essa tradição. A gente veio aqui hoje para dar o pontapé inicial. São 30 dias de festividades aqui na praça e também em alguns outros pontos da cidade, onde vamos ter programação, como em Guarus . A gente sabe que a praça vai ficar cheia praticamente todos os dias, que as famílias vão curtir, vão vir tirar foto”, afirmou o prefeito.

Entre as apresentações, ganhou destaque a participação de alunas que interpretaram, em expressão corporal e canto, a obra musical “Haleluia” diante do público que ocupou a praça. Segundo Tainá Martins, mãe de Sofia Martins, aluna da Francisco Faria Barbosa e moradora do Parque Aldeia, a emoção foi grande. “Ela se preparou durante semanas para essa apresentação”, contou.
Rodrigo Silveira

Além da programação cultural, a praça recebeu iluminação especial com a instalação de uma árvore de Natal de LED, presépio e a tradicional Casa do Papai Noel, que voltou a se consolidar como ponto de encontro de crianças e adultos.

A principal novidade deste ano é a participação de artistas locais na concepção da ornamentação, com grafiteiros e profissionais do carnaval atuando diretamente na ambientação do presépio e de outros elementos cenográficos. Para o secretário de Serviços Públicos, Diego Dias, essa integração traduz a proposta do governo de associar a celebração natalina à valorização da cultura produzida na cidade.

A Casa do Papai Noel também ganhou função social com a criação de uma oficina de brinquedos aberta à população ao longo da semana. No local, moradores podem entregar brinquedos danificados ou em desuso, que serão recuperados e destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social.
A ornamentação natalina não se concentra apenas na área central. Na entrada da cidade, na região do contorno, foi instalada outra árvore de Natal com iluminação em LED e na Pelinca, a área próxima ao chafariz também recebeu decoração especial.

Natal Sesc RJ 2025 - Nesta quinta-feira (11), mais novidades. O projeto “Vem viver + encontros” chega à Campos. Na Praça São Salvador será instalado um elemento instagramável, em formato de estrela; e na Pelinca também será ornada. Ainda na Praça, às 19h, o animado Cortejo Bricante de Natal da Companhia Arteira com figuras das festas populares: Pastoril, Reisado, Boi, Folia de Reis, entre outros.
Com informações de assessorias  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS