Festival Doces Palavras tem 6º edição confirmada para novembro
Maria Laura Gomes - Atualizado em 22/09/2025 19:06
Fotos: Rodrigo Silveira
Fotos: Rodrigo Silveira
Em debate público realizado na tarde desta segunda-feira (22) na Academia Campista de Letras (ACL), ficou decidido que o 6º Festival Doces Palavras (FDP!) será realizado de 5 a 9 de novembro no Palácio da Cultura, em Campos. A curadoria do evento agora contará com reuniões semanais de organização, sempre às quartas-feiras, às 16h, no Teatro Municipal Trianon, para garantir que a programação aconteça conforme planejado.
Para Vitor Menezes, escritor, professor e um dos organizadores do festival, o encontro foi “muito positivo” e destacou a importância do compromisso público da Fundação Cultural com a realização do evento. “O FDP vai acontecer de 5 a 9 de novembro, em qualquer cenário possível em termos de recursos”, afirmou Menezes, ressaltando que, apesar do tempo curto para os preparativos, o evento — que envolve cerca de 100 convidados, incluindo debatedores, oficinas, mesas e shows — continua sendo uma iniciativa de resistência cultural.

Fernanda Campos, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, reforçou que o adiamento foi motivado por questões logísticas e financeiras. “O Festival Doces Palavras não foi cancelado, ele foi adiado por uma necessidade logística”, disse, explicando que o município enfrentou um contingenciamento de orçamento em função da ausência de repasses do governo estadual nos últimos 19 meses para a saúde campista. Ela também destacou que a Fundação já conta com patrocínio do grupo Dom Atacadista, que destinou R$ 150 mil para a execução do festival, garantindo que os trabalhadores da cultura recebam seus cachês.

“A palavra é submeter o projeto à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que precisa aprovar para que possamos executar o recurso dentro do festival. Mas independente disso, vamos realizar o FDP!”, afirmou Fernanda, destacando o comprometimento do prefeito Wladimir Garotinho com a cultura local.
Fotos: Rodrigo Silveira
Fotos: Rodrigo Silveira

O adiamento do festival havia sido inicialmente lamentado por entidades que compõem a curadoria, como a Associação de Imprensa Campista (AIC), a Academia Pedralva Letras e Artes e a ACL. Uma das preocupações é que o FDP! sofra novos atrasos, como ocorreu com a 12ª Bienal do Livro, que foi realizada em junho deste ano. Vítor Menezes destacou que o festival nasceu para valorizar autores e editoras campistas, complementando a Bienal, que tradicionalmente privilegia autores de fora da cidade.

Com a definição do novo calendário e das reuniões semanais de organização, a expectativa agora é que o 6º Festival Doces Palavras ocorra com toda a estrutura planejada e a participação ativa da comunidade cultural campista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS