Sesc Rio abre temporada do seu Festival de Inverno
Dora Paula Paes 16/07/2025 08:11 - Atualizado em 16/07/2025 08:11
Divulgação/Matheus Palinos /Sesc RJ

A temporada da 23ª edição do Festival Sesc de Inverno está aberta programação musical em 25 municípios fluminenses. O evento, realizado pelo Sesc Rio, é um dos mais importantes de multilinguagem do país. No Norte Fluminense, Campos, Grussaí (em São João da Barra) e Sana (em Macaé) ainda vão receber shows. No último final de semana, os sambistas Dudu Nobre e Diego Nogueira estiveram em Cardoso Moreira, e cantaram para um público de 6 mil pessoas, abrindo o Festival, na região.

O próximo evento, na região, será em Macaé, mais precisamente no campo do Sana, distrito serrano do município. A banda Rastapé (19, às 21h) e Vanessa da Mata (20, às 20h). Antes de cada atração, a Banda Contemporânea de Pífano (19, às 19h, e 20, às 18h).

No projeto são mais de 200 atividades em diversas linguagens e mais de mil artistas envolvidos. A maior parte da programação é gratuita – mais de 95% –, e as atrações pagas têm preços populares.

Nesta edição do Festival a proposta é uma reflexão a partir do tema “Nosso Lugar”, que parte da ideia de que a terra não é algo a ser possuído, mas sim um lugar ao qual se pertence. Dentro deste conceito, o território é um espaço onde a relação com a terra vai além da posse, tornando-se uma conexão profunda, simbólica, acolhedora e, sobretudo, afetiva.

Em Cardoso Moreira - Os shows de Diogo Nogueira e Dudu Nobre pelo Festival Sesc de Inverno em Cardoso Moreira, na sexta-feira e no sábado (11 e 12), reuniram mais de 6 mil pessoas. As apresentações atraíram o público da cidade e de municípios vizinhos, como Italva, Campos, Itaperuna e Muriaé (em Minas Gerais).

Na apresentação de sexta-feira (11), Diogo Nogueira brincou com o público, cantou clássicos da MPB e apresentou alguns lançamentos. Dudu Nobre, no dia 12, abriu seu show com a canção “Amanhã”, samba da União da Ilha do Governador, de 1978, em homenagem à carnavalesca Maria Augusta, de São João da Barra, que morreu nesta sexta-feira (11). O artista foi do samba ao rock, levando o público ao delírio. Dudu também convidou seus músicos a fazer um solo, e o time de sopro mostrou que o blues também estava no programa.

SJB e Campos - No final de semana dos dias 25 e 26 (sexta e sábado), no Sesc de Grussaí, o público poderá conferir o samba de Diego Nogueira e o pop rock do Barão Vermelho. Também nos dias 25 e 26, na praia de Farol de São Tomé, em Campos, sobem ao palco na praia campista, o grupo musical Pique Novo e Banda Rastapé, a partir das 22h.

A programação contempla música, teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais. Cidades da Região dos Lagos e do Noroeste Fluminense também terão shows.

“O Festival Sesc de Inverno 2025 representa o nosso compromisso com o fomento à cultura e ao turismo, vetores fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro. Vamos levar mais de 700 horas de programação a 25 localidades, fortalecendo o comércio, os serviços, a gastronomia e a rede hoteleira — especialmente em cidades fora do eixo dos grandes eventos culturais – gerando emprego, renda e visibilidade para as diferentes regiões. Esse caráter diverso, tanto geográfico, como social, está implícito no tema deste ano – “Nosso Lugar” –, que pretende valorizar a conexão das pessoas com seu território, memória e identidade local”, explica o presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

O Festival Sesc de Inverno é uma realização do Sesc RJ com apoio dos sindicatos do comércio varejista e das prefeituras municipais. A programação completa pode ser conferida no site: https://www.festivalsescdeinverno.com.br/. 
Com informações de assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS