Diretor do MAM-RJ visita instalação da Uenf para o I Festival Internacional Goitacá de Cinema
- Atualizado em 16/07/2025 08:10
Divulgação Quiprocó Filmes
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) recebeu nesta semana o pesquisador Hernani Heffner, atual gerente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ). Sua visita marcou oficialmente o início da preparação do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, que será realizado de 19 a 24 de agosto de 2025, em Campos dos Goytacazes.


O encontro na Uenf integrou a agenda preparatória do festival e contou também com a presença de Fernando Sousa, diretor-geral do evento, e Everson Alves, da Soufer Cinema Service, empresa que fará a adequação técnica do Cine Darcy para a realização do evento.


Hernani Heffner possui uma trajetória sólida e reconhecida no cinema brasileiro. Editor, ator, roteirista, dramaturgo e consultor, iniciou sua carreira nos Estúdios Cinédia em 1986, coordenando a restauração de obras clássicas como “O Ébrio”, “Alô! Alô! Carnaval”! e “Bonequinha de Seda”. É um dos principais nomes do cinema brasileiro nos temas da preservação e conservação audiovisual. Desde 1996 integra a equipe da Cinemateca do MAM-RJ, onde já atuou como Curador de Documentação e Pesquisa, Conservador-Chefe e, desde 2020, ocupa o cargo de Gerente.


Além de sua contribuição técnica para a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro, Hernani é uma referência na formação de novas gerações de cineastas e pesquisadores. Atuou como professor em instituições renomadas como UFF, FGV, PUC-Rio e Vila das Artes, além de colaborar com produções relevantes como as séries “Anjo Loiro com Sangue no Cabelo" (Canal Brasil) e “/lost+found” (Canal Curta!).


“Receber o Hernani Heffner na UENF marca um momento muito especial para o nosso festival. Mais do que abrir oficialmente das atividades preparatórias, é um gesto simbólico de valorização da memória e do futuro do cinema brasileiro. Queremos construir pontes entre gerações, territórios e olhares, e a presença dele nos inspira a fazer deste festival um espaço vivo de formação, diálogo e celebração do cinema brasileiro no interior do Estado do Rio de Janeiro”, destaca Fernando Sousa, diretor-geral do I Festival Internacional Goitacá de Cinema.


Sobre o Festival - O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial do Porto do Açu, Ferroport, Águas do Paraíba e Embratur. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). O Projeto conta com parceria institucional da Prefeitura de Campos e Secretária Municipal de Turismo, Prefeitura de São João da Barra e Sebrae. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Unimed Campos, Comfort Hotel, Trevo Limpeza e Petra Arquitetura.
O projeto tem parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Uenf (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria, do Projeto Caminhos de Barro, do Centro de Ciências do Homem (CCH) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Parceria comercial da Scolabora, Partage Campos e Associação Comercial e Industrial Campos (ACIC). A Mídia Oficial é a Folha da Manhã e InterTV. E Parceria de Mídia do Canal Curta.
Divulgação assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS