Villa Maria recebe exposição de rochas de milhões de anos nesta sexta-feira
08/05/2025 20:10 - Atualizado em 08/05/2025 20:14
Evento acontece na Casa de Cultura Villa Maria
Evento acontece na Casa de Cultura Villa Maria / Foto: Divulgação
A Casa de Cultura Villa Maria recebe nesta sexta-feira (9) um evento gratuito para celebrar o Dia da Terra e o Dia Internacional da Biodiversidade. Promovido pelo projeto de extensão da Uenf “Educação, Cultura e Turismo na Região da Costa Doce” em parceria com o Geoparque Costões e Lagunas, a programação acontece das 9h às 17h. Entre as atividades, será exibido no auditório o documentário “Caminhos do Rio Paraíba do Sul”. Além disso, na Sala de Espelhos, acontece a exposição de minerais e rochas.
A coordenadora do projeto, professora e pesquisadora da Uenf, Maria da Glória Alves, destacou que a exposição contará com uma amostra de estromatólitos, rochas formadas por micro-organismos, conhecidas como bioconstruções.

— Os estromatólitos são os primeiros registros de vida macroscópica na Terra, datando de cerca de 3,5 bilhões de anos. Os estromatólitos da Lagoa Salgada são mais recentes, com aproximadamente 2 mil anos, mas possuem grande relevância geológica. A Lagoa Salgada, situada entre Campos e São João da Barra, oferece condições ideais para a formação dessas estruturas, sendo um campo de estudo para muitos pesquisadores — explicou.

Maria da Glória também ressaltou a presença de outras rochas da região na exposição.

— O granito de Itaoca, uma rocha ígnea plutônica formada no interior da crosta terrestre, tem cerca de 480 milhões de anos. Já as rochas da serra do Imbé são metamórficas, originadas a partir de intensas pressões e temperaturas, há cerca de 550 milhões de anos. Ambas estarão expostas para apreciação do público — acrescentou a pesquisadora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS