Dora Paula Paes
26/02/2025 10:09 - Atualizado em 26/02/2025 10:09
Divulgação
Para quem não é um folião, mas gosta de aproveitar o feriadão do carnaval para desfrutar da natureza, uma boa dica é conhecer os parques estaduais administrados pelo Inea situados nas Regiões Norte Fluminense e dos Lagos. Parque Estadual do Desengano, Parque Estadual da Lagoa do Açu e Parque Estadual dos Três Picos são dicas para viver aventuras junto à natureza. Para garantir um feriadão com tranquilidade para todos, o Inea realizará, entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, a Operação Carnaval visando o ordenamento da visitação e a segurança ambiental dos parques. A ação contará com a participação de guarda-parques e policiais militares.
Lembrando que, para uma perfeita sintonia com a natureza, é necessário ficar atento às orientações dos guarda-parques: recolha e dê destinação adequada ao seu lixo; não é permitido utilizar as áreas do parque para fazer churrasco; e atenção às placas sinalizadoras antes de explorar uma trilha.
O trabalho abarca o monitoramento dos atrativos e orientações aos visitantes para um passeio seguro e sustentável. "Os nossos parques oferecem uma série de atrativos que podem ser desfrutados por visitantes de todas as idades: são trilhas, riachos, cachoeiras, além do belo visual da nossa Mata Atlântica. É importante destacar que, para um passeio seguro, os visitantes devem atentar para as orientações dos guarda-parques", ressaltou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Na região, o Parque Estadual do Desengano é uma dica.Com 22.400 hectares de extensão, o parque abrange partes dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos, no Norte Fluminense. É a unidade de conservação mais antiga do estado, criada em 1970. Um atrativo bastante procurado é a trilha do Poço do Padre, cujo grau de dificuldade é leve. Durante o percurso, de aproximadamente 1h30 de caminhada, o visitante poderá desfrutar de um caminho no interior da Mata Atlântica, com paisagens exuberantes, passando por rio, poços e pequenas cascatas. O acesso para a trilha se dá em Santa Maria Madalena, onde é necessário pegar a Estrada de Terras Frias.
A Cachoeira Bonita é uma queda d’água muito procurada pelos visitantes para banho. É formada por um afluente do Córrego Morumbeca e está situado logo abaixo do Poço Bonito. No trajeto até essa cachoeira é possível visualizar as corredeiras do rio que divide os municípios de Santa Maria Madalena e Campos. O Centro de Visitantes fica na Estrada José Dantas dos Santos, 35 - Itaporanga - Santa Maria Madalena - RJ - Entrada pelo Horto Florestal Santos Lima. Contato pelos telefones:(22) 2561-3072 / 2561-1378 // e-mail: [email protected].
Divulgação Diomarcelo Pessanha
O Parque Estadual da Lagoa do Açu é outro roteiro.Elei está situado entre os municípios de Campos e São João da Barra, no Norte Fluminense. Com aproximadamente oito mil hectares, a unidade de conservação é uma ótima opção de lazer para a prática de surf, Stan Up Paddle e caiaque.
A Ponte Maria da Rosa é uma área bastante frequentada na Lagoa do Açu por banhistas e praticantes de caiaque e Stand Up Paddle, pois é de fácil acesso.Para os amantes da prática de surfe, a localidade conhecida como “A Última Opção Surf Point” é uma área bastante procurada. Um local com ondas constantes e ideais para a prática de esportes como surf e bodyboarding. Aberto à visitação dedomingo a domingo, das 8h às 17h, o contato é através do telefone: (22) 2747 5316.
Divulgação Samir Mansur
Na Região Serrana, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Dentre os atrativos que o parque oferece está a trilha da Pedra do Elefante, que oferece uma vista privilegiada de parte da cidade de Teresópolis e da Serra dos Órgãos, com destaque para o Pico Dedo de Deus. Com nível de dificuldade superior/moderado, o trajeto possui 700 metros de extensão e pode ser percorrido em, aproximadamente, 40 minutos, entre outras aventuras.