A histórica 1ª posse de prefeito de Cardoso Moreira-RJ
Nino Bellieny 26/02/2025 09:52 - Atualizado em 26/02/2025 10:49
 
 
Em 25 de fevereiro de 1993, Renato Jacinto tomou posse como o primeiro prefeito da recém-emancipada Cardoso Moreira, no estado do Rio de Janeiro. A posse de Renato foi a coroação de uma longa luta pela liberdade administrativa, que até então era exercida por Campos dos Goytacazes.
Quase não aconteceu devido às várias dificuldades impostas judicialmente, mas a persistência de Renato Jacinto, que não pôde ser empossado como os outros prefeitos brasileiros daquele período, no dia 1º de janeiro de 1993, fez a cidade finalmente conquistar o desejado pela maioria.

A saga da emancipação de Cardoso Moreira merece um livro, pelas diversas etapas percorridas e pelos sacrifícios extremos envolvidos. Se não fosse pelo esforço de Renato Jacinto em garantir o direito de ser cidade, ter prefeito e vereadores, Cardoso ainda hoje poderia ser um distrito campista com a mesma sina de outros do interior.
 A data, os detalhes e o nome do primeiro prefeito merecem um reconhecimento maior, de prefència óbvia, enquanto Renato Jacinto da Silva está vivo. Ele que, seria prefeito outra vez nos anos 2000, e vice-prefeito por duas vezes, continua simples, e querido pela comunidade.

A história cardosense é rica em fatos, já contados pelos pesquisadores Aílton Nunes Guimarães e Alberto Rodolfo. Transformar os dados coletados por ambos em um livro seria uma forma fantástica de preservar e celebrar a memória local. A prefeita Geane Vincler, em seu segundo mandato consecutivo, é uma apaixonada pela terra natal e tem realizado feitos notáveis.
Vinda do interior do município, da pequena localidade de Valão dos Pires na área de São Joaquim, ela acalenta no coração a ideia de construir uma Praça da Emancipação, com os nomes dos sonhadores que viram o sonho virar realidade, para marcar para sempre cada um na história da liberdade cardosense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]