Baixada Campista se prepara para festejar Santo Amaro
08/01/2020 | 09h39
Santo Amaro, tradição da Baixada
Santo Amaro, tradição da Baixada
O clima é de contagem regressiva para a Festa de Santo Amaro, na Baixada Campista. No distrito, as celebrações se iniciaram no último domingo, dia, com a realização da Cavalgada, entre Mussurepe e a Praça do Santuário, em Santo Amaro. No dia seguinte, foi aberta a parte religiosa, com o início do novenário. De 6 a 14 de janeiro serão celebradas missas sempre às 19h. No dia 15, Dia do Padroeiro da Baixada Campista, as missas começam às 3h, recebendo os peregrinos que caminham a pé, percorrendo o Caminho de Santo Amaro. Durante o dia acontecem missas às 4h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 19h. A missa das 11h será presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz. Uma multidão é esperada no inicio da madrugada do dia 15, como tradicionalmente ocorre. São devotos que fazem o Caminho de Santo Amaro, saindo do Centro e de outros pontos da Cidade, percorrendo a Rodovia Campos/Farol, numa experiência de fé que se repete todos os anos.
O Jornalista Orávio de Campos Soares, especialista em estudos da cultura popular, destaca a importância da festa para a cidade de Campos dos Goytacazes, com a preservação da cultura popular associada à devoção no santo. Orávio lembra que é uma festa que alcançou projeção nacional pela força da sua história. A cultura preservada com a Cavalhada, folguedo de origem lusa e que acontece desde 1730 no Solar do Colégio. “Os festejos em louvor a Santo Amaro são os mais importantes para a regional identidade católica, principalmente da Baixada Campista, um espaço por onde percorreram as missões jesuítas nos tempos da colonização. Em torno de seus milagres, Santo Amaro consegue reunir romeiros de todo país e, nesse sentido, sua santificação se faz nacionalmente, inclusive no contexto das culturas populares, sendo a mais importante a encenação das cavalhadas, retratando as lutas entre mouros e cristãos”, pontua Orávio. 
Tradição familiar, a Cavalhada guarda em sua história a presença e envolvimento das famílias desde a preparação até o dia do espetáculo. Detalhes que observa a escritora Gisele Gonçalves, autora do livro “Cavalhada de Santo Amaro – Uma tradição da Baixada Campista”. “Além dos cavaleiros, a Cavalhada conta com a participação de várias pessoas da comunidade, entre elas as que confeccionam as vestes. Por isso, não tem como deixar de falar da rainha da Cavalhada de Santo Amaro, conhecida como Dona Conceição. Ela, por anos, confeccionou as vestes com muito primor. O trabalho com as vestes preserva uma riqueza de detalhes no qual emergem tradições muito peculiares da nossa Baixada Campista”, destaca Gisele Gonçalves.
 
Janeiro, tempo de fé
Janeiro, tempo de fé
  PROGRAMAÇÃO
 De 06/01 a 14/01 – Novenário
18h30 – Ladainha
19h30 – Santa Missa
 Dia 14/01 – Encerramento do Novenário
19h30 – Santa Missa
21h – Levantamento do Mastro
22h – Show religioso e acolhida RCC 
 
Dia 15/01 (Dia do Padroeiro)
3h, 4h , 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 19h – Missas
5h – Alvorada
11h – Missa Solene (Dom Roberto Francisco)
13h – Desfile de Bandeiras
15h – Cavalhada
17h – Missa Campal
18h30 – Procissão
21h ¬– Show e encerramento da Festa
 >>> email: [email protected]
>>> colaboração: Ricardo Gomes
>>> foto: divulgação – Diocese de Campos dos Goytacazes
Compartilhe
Bispo vê com alegria consagração de SJB à Nossa Senhora
28/10/2019 | 16h23
Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz observa com muita alegria a decisão dos poderes Legislativo e Executivo de São João da Barra de consagrar a cidade à Padroeira do Brasil. “Outras cidades fluminenses já optaram por esta decisão tão importante. A imagem de Nossa Senhora Aparecida é um dos principais símbolos sócio-religiosos da nação”, afirma Dom Roberto, ressaltando que uma réplica da imagem será entronizada, a partir de Atafona, no dia 20 de maio de 2020.
Aprovado na Câmara Municipal, o projeto de lei, de autoria do Vereador Aluízio Siqueira, foi sancionado pela Prefeita Carla Machado. “Para a comunidade católica de São João da Barra é um orgulho ter nosso município consagrado à Nossa Senhora Aparecida. Pedimos que ela sempre interceda e proteja o nosso povo, destaca Carla Machado.
A cidade é a ultima banhada pelo Paraíba do Sul, rio onde a imagem foi encontrada em 1717.
>>> colaboração: Ricardo Gomes
>>> foto: Paulo Sérgio Pinheiro
Compartilhe
Iniciativas & Futuro em debate na Firjan
23/10/2019 | 20h52
A Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil realiza amanhã (quinta-feira, 24/10), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o I Seminário Estadual - Iniciativas & Futuro. Este blogueiro vai mediar o Painel 3, que tem como palestrante Raimundo Abem Athar, com o tema “Portal de Transparência do Sistema CFC/CRCs. O auditório da Firjan fica na Rua Bruno de Azevedo, nº 37, próximo ao Senai.
Compartilhe
Jovens em congresso católico de Italva
21/10/2019 | 22h00
Mais de 350 jovens lotaram o Centro de Evangelização Sagrado Coração de Jesus, em Italva, no último domingo, durante o I Congresso do Movimento Sal da Terra e Luz do Mundo, que contou com a presença do bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz. A programação contou com louvores e palestras, com foco na devoção a Nossa Senhora. “Notamos hoje uma redescoberta da espiritualidade, do voluntariado social, na defesa da Criação e de anunciar o Cristo com alegria e autenticidade”, destacou Dom Roberto, celebrante da missa de encerramento.
Padre Maximiliano Barreto observa o jovem como protagonista dos movimentos fundamentais da sociedade e vê com felicidade seu engajamento nestes movimentos cristãos. “Posso garantir da importância do encontro para a nossa comunidade paroquial e os frutos desse movimento para a evangelização da juventude. E apresenta um olhar sobre os jovens como protagonistas de uma sociedade que tenha como meta a valorização da vida e a preservação dos valores éticos e morais. Jovem em missão para promover uma igreja missionária”.
>>> colaboração: Ricardo Gomes
>>> foto: Ricardo Gomes (http://diocesedecampos.org.br)
Compartilhe
Uenf realiza Simpósio sobre Saúde Mental
26/09/2019 | 14h46
Tendo como público-alvo alunos, professores e técnicos universitários, além de interessados no tema saúde mental, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) realiza entre os dias 01 e 03 de outubro o I Simpósio de Saúde Mental na Universidade. O evento contará com a participação de professores e pesquisadores da área, além de assistentes sociais e psicólogos de diversas instituições de Campos dos Goytacazes (UENF/UFF/IFF/FMC).
Organizadora do Simpósio, a professora Verusca Reis destaca que o objetivo é debater um tema tão caro e delicado sobre o adoecimento psíquico do corpo discente, docente e técnico dentro das universidades. “Além disso, estamos começando um projeto de extensão, sob coordenação do professor Leonardo Miguel (LCL), sobre Rodas de Conversa sobre Saúde Mental”, explica Verusca, que atua no Laboratório de Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da UENF (LCL/CCH).
As inscrições são gratuitas para ouvintes e estão sendo realizadas no site do evento. Somente quem for apresentar trabalhos nos Grupos Temáticos deve pagar a inscrição.
>>> fonte: www.uenf.br
Compartilhe
OAB-RJ com inscrições para novos cursos na Universidade de Coimbra
21/09/2019 | 13h54
O projeto de capacitação internacional, promovido pela Comissão de Relações Institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) está com inscrições abertas para mais dois cursos de extensão na Universidade de Coimbra: “Formação em Responsabilidade Civil-Empresarial” e “Direitos Humanos e Novas Tecnologias”. As aulas serão entre os dias 6 e 10 janeiro do próximo ano e os interessados devem se matricular até o dia 10 de outubro pelo e-mail [email protected].
As lições serão ministradas no campus da Universidade de Coimbra por professores desta e de outras instituições de ensino portuguesas. Para o presidente da Comissão de Relações institucionais da Seccional RJ, Marcus Vinicius Cordeiro, será uma oportunidade de "aprofundar a relação da Ordem com um dos centros de cultura jurídica mais relevantes do mundo".
Em julho passado, Cordeiro esteve em Coimbra, buscando estabelecer um convênio para realização de cursos permanentes durante o verão europeu. Na ocasião, ele representou a OAB-RJ em um curso de “Direito do Trabalho e Empresarial”.
Coimbra é uma das mais importantes cidades de Portugal, com mais de 105 mil habitantes somente no seu perímetro urbano. Historicamente universitária, por causa da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1290, Coimbra foi a capital portuguesa, antes de Lisboa, até 1255.
Uma canção que fala da sua importância ficou conhecida no mundo inteiro, sobretudo nos países de língua portuguesa. “Coimbra é uma lição de amor”, composta pela dupla José Galhardo e Raul Ferrão, foi gravada no Brasil por Roberto Carlos, em 1965, fazendo parte do repertório do LP “Jovem Guarda”.
“Coimbra é uma lição de amor”
(José Galhardo e Raul Ferrão)
Coimbra do choupal
Ainda és capital
Do amor em Portugal, ainda
Coimbra onde uma vez
Com lágrimas se fez
A história dessa Inês tão linda
Coimbra das canções
Coimbra que nos põe
Os nossos corações à luz
Coimbra dos doutores
Pra nós os seus cantores
A fonte dos amores és tu
Coimbra é uma lição
De sonho e tradição
O lente é uma canção
E a lua a faculdade
O livro é uma mulher
Só passa quem souber
E aprende-se a dizer saudade
>>> fonte e foto: www.oabrj.org.br
Compartilhe
Projeto da senadora Leila obriga proteção às mulheres nos ambientes esportivos
16/09/2019 | 14h50
Um projeto assinado pela senadora Leila Barros (PSB-DF), ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, alterando o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671, de 2003) com objetivo de assegurar maior proteção às torcedoras contra atos de violência em ambientes de prática esportiva, entra nesta terça-feira (17/09) na pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
A proposição (PL 549/2019) determina que as torcedoras deverão ser protegidas contra qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhes cause risco de morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico ou dano moral ou patrimonial. “O objetivo é garantir proteções específicas às torcedoras para erradicar o assédio e outras formas de violência nos ambientes esportivos. Ficam ainda proibidas referências de caráter misógino nos recintos esportivos”, diz a justificativa da proposta.
Atualmente, o Estatuto do Torcedor traz apenas proibições englobando ofensas racistas e xenófobas. O relator Flávio Arns (Rede-PR) recomenda a aprovação do projeto e chama a atenção para a persistência da “mentalidade retrógrada” hostil à presença de mulheres nos estádios, ginásios e outros espaços destinados à prática esportiva. Se aprovado na Comissão, o projeto poderá seguir diretamente para votação na Câmara dos Deputados.
>>> fonte: Agência Senado
>>> foto: Jane de Araújo (Agência Senado)
Compartilhe
Padre Luiz Carlos lança livro sobre a vida de Edith Stein
14/09/2019 | 18h41
Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Convento dos Padres Redentoristas), Padre Luiz Carlos de Carvalho lançou na última sexta feira o livro “Edith Stein: João da Cruz – Teologia e Sociedade”. Alemã, Stein se converteu ao Cristianismo e ingressou na Ordem Carmelitana sendo executada no campo de concentração de Auschitz, no dia 9 de agosto de 1942, na câmara de gás. Filósofa, sua obra é marcada por contexto atual nas questões da formação de cidadãos e sua posição no mundo, nos aspectos da vida comunitária e social.
Desde jovem, Edith Stein apresentou personalidade inquieta, trabalhando no desenvolvimento e aplicação do método de Edmund Husserl. Em 1942, Stein escreveu “A ciência da Cruz”, apresentando a história de São João da Cruz, reformador da Ordem do Carmo, conhecido como o Mestre da Noite Escura. Nas entrelinhas, descortina sua própria biografia espiritual, bem como sua concepção da pessoa humana e missão na sociedade. De forma metafórica, a autora contempla em João da Cruz o drama existencial que ela estava vivendo no embate com o nazismo e na busca pela união nupcial com Deus.
Segundo o Padre Luiz Carlos, o livro propicia o conhecimento da vida e obra de Stein, sobretudo em sua dimensão social. “Edith lecionava Filosofia na Alemanha e proferia conferências nos países circunvizinhos, tratando de temas profundos, como a estrutura do ser humano na área social, com ênfase no papel da mulher na sociedade, além da área religiosa, abordando a atuação do leigo na Igreja Católica. Educada na religião judaica, Edith Stein vive na adolescência uma crise que a faz se tornar indiferente à religião. Em busca de sentido para a vida, a jovem embrenha-se nos estudos de Filosofia”, conta.
Padre Luiz Carlos destaca a importância de Santa Teresa de Ávila, numa grande virada na vida de Stein. “Ela passa a valorizar a religião e, nos estudos sobre os fenômenos que se deram na vida de Teresa, a jovem filósofa cria empatia com a santa, encontrando por meio dela a verdade tão procurada: Jesus Cristo”.   
>>> colaboração: Ricardo Gomes
>>> foto: Maicon Lima e Virgínia Lemos (Comunicação - Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)
Compartilhe
Guaxi Folia terá seis atrações e mais de oito horas de música
17/01/2019 | 23h10
Guaxi Folia, dia 26
Guaxi Folia, dia 26 / Divulgação
Grandes nomes da música jovem atual vão aportar no litoral de São Francisco de Itabapoana na noite de sábado, dia 26. O Guaxindiba Praia Clube realiza, a partir das 21h, o “Guaxi Folia”, uma micareta com mais de oito horas e as presenças de Jorjão, Paulynho Badaloka, Balada Vip e os DJs Ronny Miranda, Hermano Cardoso e Dudu Porto. Os abadás, em quantidade limitada, já estão sendo vendidos em diversos pontos espalhados por SFI e na secretaria do clube (tel: 9-9996-0835).
Para garantir maior conforto aos foliões, uma infra-estrutura especial será montada, com uma grande praça de alimentação. “Será uma enorme satisfação retornar ao Guaxindiba Praia Clube nesta grande noite. Estarei levando um Set Especial do Dj Alok para agitar, próprio para os amantes da música eletrônica”, ressalta o DJ Hermano Cardoso. “O clube está trabalhando num novo tempo, buscando a retomada dos grandes eventos que marcaram sua história. Tudo está sendo preparado com muita atenção para que a noite de sábado seja especialíssima”, afirma Noel Junior, um dos organizadores do “Guaxi Folia”.
Compartilhe
No Açu, missa e procissão na festa de Santo Amaro
15/01/2019 | 08h15
Santo Amaro
Santo Amaro / Reprodução
Da Baixada Campista a devoção a Santo Amaro chega a Praia do Açu. Hoje, dia do Padroeiro da localidade sanjoanense, a programação terá missa às 19h, seguida de procissão. Legado dos monges beneditinos presentes na região desde 1648, a devoção a Santo Amaro tem forte presença em toda a região. “São quase quatro séculos de presença monástica em Campos e região. Nos primeiros séculos, os religiosos ajudaram a colonizar extensa região nos municípios de Campos e São João da Barra. Construíram igrejas e implantaram a fé católica nestas cidades e ajudaram o desenvolvimento cultural e religioso de suas populações”, destaca Ricardo Gomes, historiador e pesquisador da cultura religiosa.
Maria Therezinha Barreto Nunes, 70 anos, exalta a importância da festa no Açu. Ela conta que a primeira capela destinada à Santo Amaro construída no Açu ficava à beira-mar, sendo construída por Manoel Corrêa e Dona Lili. Com o passar do tempo e a erosão provocada pelo mar, a antiga capelinha entrou em risco de desabar. Com isso, foi construída a atual, localizada ao lado da residência de Dona Bentinha, hoje atuando como guardiã da capela.
O jovem Rafael Nunes, 16 anos, diz que se alegra por participar das celebrações. “A festividade é feita com muita devoção pela comunidade, toda tradição de anos se renova na fé. Tenho muita alegria em servir como cerimoniário na igreja, junto ao meu irmão Gabriel e toda minha família”, revela Rafael.
Lembrando que Santo Amaro era amigo próximo de São Bento e co-fundador da obra beneditina, padre Alfredo Rosa Borges salienta sua importância no processo de evangelização da comunidade, através de uma festa celebrada com entusiasmo e fervor pela população católica do Açu e comunidades vizinhas. “Com grande alegria, esperamos uma participação expressiva dos fiéis devotos do glorioso amigo e irmão de São Bento. Servimo-nos do presente depoimento para convidar a todos e dar-lhes as boas vindas”, finaliza padre Alfredo.
Compartilhe
Sobre o autor

Antunis Clayton

[email protected]

Arquivos