Padre Luiz Carlos lança livro sobre a vida de Edith Stein
14/09/2019 18:41 - Atualizado em 14/09/2019 18:53
Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Convento dos Padres Redentoristas), Padre Luiz Carlos de Carvalho lançou na última sexta feira o livro “Edith Stein: João da Cruz – Teologia e Sociedade”. Alemã, Stein se converteu ao Cristianismo e ingressou na Ordem Carmelitana sendo executada no campo de concentração de Auschitz, no dia 9 de agosto de 1942, na câmara de gás. Filósofa, sua obra é marcada por contexto atual nas questões da formação de cidadãos e sua posição no mundo, nos aspectos da vida comunitária e social.
Desde jovem, Edith Stein apresentou personalidade inquieta, trabalhando no desenvolvimento e aplicação do método de Edmund Husserl. Em 1942, Stein escreveu “A ciência da Cruz”, apresentando a história de São João da Cruz, reformador da Ordem do Carmo, conhecido como o Mestre da Noite Escura. Nas entrelinhas, descortina sua própria biografia espiritual, bem como sua concepção da pessoa humana e missão na sociedade. De forma metafórica, a autora contempla em João da Cruz o drama existencial que ela estava vivendo no embate com o nazismo e na busca pela união nupcial com Deus.
Segundo o Padre Luiz Carlos, o livro propicia o conhecimento da vida e obra de Stein, sobretudo em sua dimensão social. “Edith lecionava Filosofia na Alemanha e proferia conferências nos países circunvizinhos, tratando de temas profundos, como a estrutura do ser humano na área social, com ênfase no papel da mulher na sociedade, além da área religiosa, abordando a atuação do leigo na Igreja Católica. Educada na religião judaica, Edith Stein vive na adolescência uma crise que a faz se tornar indiferente à religião. Em busca de sentido para a vida, a jovem embrenha-se nos estudos de Filosofia”, conta.
Padre Luiz Carlos destaca a importância de Santa Teresa de Ávila, numa grande virada na vida de Stein. “Ela passa a valorizar a religião e, nos estudos sobre os fenômenos que se deram na vida de Teresa, a jovem filósofa cria empatia com a santa, encontrando por meio dela a verdade tão procurada: Jesus Cristo”.   
>>> colaboração: Ricardo Gomes
>>> foto: Maicon Lima e Virgínia Lemos (Comunicação - Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Antunis Clayton

    [email protected]