Primeiro brasileiro indicado pelo Papa Leão XIV para a Cúria
O Papa Leão XIV nomeou na última sexta-feira (26) o brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, de 66 anos de idade, para o cargo de secretário do Dicastério dos Bispos. Ele é nascido em Sertãozinho, interior de São Paulo (SP); ele ficará por mais cinco anos à frente deste secretariado do Vaticano, posição que já exerceu nos dois últimos quinquênios.
Leão ainda instituiu o italiano Dom Filippo Iannone como prefeito do organismo da Cúria Romana. A função anteriormente ocupada pelo ex-Cardeal Robert Francis Prevost é responsável por auxiliar o pontífice na escolha de bispos. Dessa forma, o indicado deve coletar e checar informações, assim como sugerir os nomes.
Montanari foi vice-camerlengo da Igreja, ou seja, o segundo na hierarquia de religiosos que assumiram funções administrativas após a morte do Papa Francisco, ficando abaixo apenas do cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, nomeado camerlengo pelo próprio Francisco no ano de 2019.
Ele contribuiu diretamente na organização do velório e no sepultamento de Francisco, que morreu em abril deste ano (2025).
O padre paulista foi ordenado no ano de 1989, na cidade de Ribeirão Preto, cidade onde estudou Direito, Economia e Filosofia. Cursou, também, Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Depois de exercer várias funções na Arquidiocese de Ribeirão Preto, como professor de Teologia e coordenador de pastoral, dom Ilson retornou a Roma em 2002 para cursar Teologia Dogmática, também na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Em 2008, tornou-se oficial na Congregação para os Bispos e, três anos depois, foi nomeado pelo papa Bento XVI Capelão de Sua Santidade, um reconhecimento aos serviços prestados por um sacerdote à Igreja.
Já sob o papado de Francisco, foi nomeado secretário do Dicastério para os Bispos em 2013 e, no mesmo ano, recebeu do arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, a ordenação episcopal, tornando-se, portanto, bispo.
A nomeação como secretário do colégio dos cardeais pelo Papa Francisco ocorreu no ano seguinte, em 2014.
Ele ainda desempenhou um papel importante durante o Conclave, colaborando para manter a estrutura operacional do Vaticano. Agora, o brasileiro retorna, pela terceira vez, ao subcomando do Dicastério para os Bispos.