Primeiro brasileiro indicado pelo Papa Leão XIV para a Cúria
Pedro Henrique Figueiredo - Atualizado em 01/10/2025 17:19
Dom Ilson de Jesus Montanari, de Sertãozinho (SP)
Dom Ilson de Jesus Montanari, de Sertãozinho (SP) / G1
O Papa Leão XIV nomeou na última sexta-feira (26) o brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, de 66 anos de idade, para o cargo de secretário do Dicastério dos Bispos. Ele é nascido em Sertãozinho, interior de São Paulo (SP); ele ficará por mais cinco anos à frente deste secretariado do Vaticano, posição que já exerceu nos dois últimos quinquênios.
Leão ainda instituiu o italiano Dom Filippo Iannone como prefeito do organismo da Cúria Romana. A função anteriormente ocupada pelo ex-Cardeal Robert Francis Prevost é responsável por auxiliar o pontífice na escolha de bispos. Dessa forma, o indicado deve coletar e checar informações, assim como sugerir os nomes.
Montanari foi vice-camerlengo da Igreja, ou seja, o segundo na hierarquia de religiosos que assumiram funções administrativas após a morte do Papa Francisco, ficando abaixo apenas do cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, nomeado camerlengo pelo próprio Francisco no ano de 2019.
Dom Ilson de Jesus Montanari, de Sertãozinho (SP), no canto inferior à esquerda da foto
Dom Ilson de Jesus Montanari, de Sertãozinho (SP), no canto inferior à esquerda da foto / Reuters
Ele contribuiu diretamente na organização do velório e no sepultamento de Francisco, que morreu em abril deste ano (2025).
O padre paulista foi ordenado no ano de 1989, na cidade de Ribeirão Preto, cidade onde estudou Direito, Economia e Filosofia. Cursou, também, Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Depois de exercer várias funções na Arquidiocese de Ribeirão Preto, como professor de Teologia e coordenador de pastoral, dom Ilson retornou a Roma em 2002 para cursar Teologia Dogmática, também na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Em 2008, tornou-se oficial na Congregação para os Bispos e, três anos depois, foi nomeado pelo papa Bento XVI Capelão de Sua Santidade, um reconhecimento aos serviços prestados por um sacerdote à Igreja.
Já sob o papado de Francisco, foi nomeado secretário do Dicastério para os Bispos em 2013 e, no mesmo ano, recebeu do arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, a ordenação episcopal, tornando-se, portanto, bispo.
A nomeação como secretário do colégio dos cardeais pelo Papa Francisco ocorreu no ano seguinte, em 2014.
Ele ainda desempenhou um papel importante durante o Conclave, colaborando para manter a estrutura operacional do Vaticano. Agora, o brasileiro retorna, pela terceira vez, ao subcomando do Dicastério para os Bispos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    [email protected]