Maestro Ethmar Filho - Perseguido pelo antissemitismo
*Maestro Ethmar Filho - Atualizado em 04/09/2025 15:01
Hoje vamos falar de um maestro compositor do final do século 19 e princípio do século 20, que se tornou uma das maiores expressões do romantismo: Gustav Mahler. Foi um compositor e maestro boêmio-austríaco de ascendência judaica que teve que se converter ao catolicismo para garantir a direção da Ópera da Corte de Viena. Apesar de suportar o antissemitismo, ele se tornou uma figura de destaque na ópera antes de se concentrar na composição em sua carreira posterior, principalmente na América. Conhecido por suas sinfonias e canções grandiosas e emocionalmente complexas, sua música faz a ponte entre o Romantismo e o século XX, influenciando compositores que o sucederam. Sua vida foi marcada por uma luta contra dificuldades, perdas pessoais e problemas de saúde, incluindo a morte de uma filha e sua própria condição terminal do coração. Mahler nasceu em Kaliste, na Boêmia (atualmente na República Tcheca), em uma família judaica de classe média. Sua família se mudou para Jihlava, onde Mahler experimentou o antissemitismo e se sentiu um verdadeiro estranho no ninho. Demonstrou um imenso talento musical prodigioso desde jovem, começando com a música folclórica e militar que ouvia na infância.
Ele começou sua formação musical formal no Conservatório de Viena em 1875, onde estudou piano, composição e regência. Fazendo profissão como Maestro, após se formar, Mahler embarcou nessa carreira de regente, altamente bem-sucedida em casas de ópera provinciais na Áustria e na Alemanha, eventualmente alcançando posições de destaque em Hamburgo, Budapeste e Praga. Sua ascensão culminou com sua nomeação como Diretor da Ópera da Corte de Viena em 1897. Implementou produções inovadoras e elevou os padrões artísticos, embora tenha enfrentado uma oposição significativa da imprensa antissemita da cidade. Durante seus dez anos em Viena, Mahler — que havia se convertido ao catolicismo para garantir um importante cargo — experimentou oposição e hostilidade regulares do antissemitismo. No entanto, suas produções inovadoras e insistência nos mais altos padrões de desempenho garantiram sua reputação como um dos maiores maestros de ópera, particularmente como intérprete das obras teatrais de Wagner , Mozart e Tchaikovsky. Mudou-se para os Estados Unidos no final da vida, servindo como diretor da Metropolitan Opera e da Filarmônica de Nova York. Gustav Mahler foi um compositor romântico e um dos principais maestros de sua geração. Como compositor, ele atuou como uma ponte entre a tradição austro-germânica do século XIX e o modernismo do início do século XX. Embora em vida seu status como maestro tenha sido estabelecido sem questionamentos, sua própria música ganhou grande popularidade somente após períodos de relativo abandono, que incluíram a proibição de sua execução em grande parte da Europa durante a era nazista. Teve uma carreira compositiva durante grande parte de sua vida. Mahler via a composição como uma atividade secundária em relação à sua lucrativa carreira como regente. Suas sinfonias e canções frequentemente exploram temas como a natureza, a morte, a fé cristã e a busca por significado. Suas obras mais famosas incluem suas dez sinfonias e ciclos de canções, como Kindertotenlieder (Canções sobre a Morte de Crianças). A música de Mahler foi amplamente subestimada por décadas após sua morte, mas agora é considerada um elo crucial entre o Romantismo do século XIX e a vanguarda do século XX, influenciando compositores como Schoenberg e Britten.
Casou-se com Alma Schindler, uma compositora e socialite proeminente, que era 20 anos mais jovem que ele. O casal enfrentou dificuldades, incluindo a morte de sua jovem filha, Maria, aos quatro anos de idade. No final de sua vida, ele foi brevemente diretor da Metropolitan Opera de Nova York e da Filarmônica de Nova York. Mahler sofreu de uma condição cardíaca fatal e morreu em Viena em 18 de maio de 1911, após conduzir seu último concerto em Nova York.
Depois de 1945, suas composições foram redescobertas por uma nova geração de ouvintes; Mahler então se tornou um dos compositores mais frequentemente tocados e gravados, posição que sua obra manteve até o século XXI.
A obra de Mahler é relativamente limitada; durante grande parte de sua vida, compor era necessariamente uma atividade de meio período, enquanto ele ganhava a vida como maestro. Além de obras iniciais, como um movimento de um quarteto para piano composto quando ele era estudante em Viena, as obras de Mahler são geralmente projetadas para grandes forças orquestrais, coros sinfônicos e solistas operísticos. Essas obras eram frequentemente controversas quando executadas pela primeira vez, e várias demoraram a receber aprovação crítica e popular; exceções incluíram sua Segunda Sinfonia e a estreia triunfante de sua Oitava Sinfonia em 1910. Como sucessores musicais imediatos de Mahler podemos incluir os compositores da Segunda Escola Vienense , notadamente Arnold Schoenberg , Alban Berg e Anton Webern . Dmitri Shostakovich e Benjamin Britten estão entre os compositores que admiraram e foram influenciados por Mahler. A Sociedade Internacional Gustav Mahler foi fundada em 1955 para homenagear a vida e as realizações do compositor.

Maestro Ethmar Filho – Mestre e Doutorando em Cognição e Linguagem pela UENF, regente de corais e de orquestras sinfônicas há 25 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS