Campos registra casos de furtos em 24h nesta semana
Rafael Khenaifes 04/09/2025 12:10 - Atualizado em 05/09/2025 11:44
Preso por furtar loja no Centro de Campos
Preso por furtar loja no Centro de Campos / Reprodução
O Centro de Campos registrou furtos em 24 horas nesta semana e algumas prisões pelo crime. Além de um estabelecimento comercial que foi alvo do crime, celulares foram furtados em outras ocasiões. A Polícia Civil informou que, em maio, foi deflagrada a "Operação Rastreio" em todo o Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares. As ações já resultaram em mais de 5.400 celulares recuperados no RJ. Porém, não há informações apenas sobre Campos até o momento. O especialista em Segurança Pública, Diogo Sant'Ana de Sá, comentou o assunto.
"Os crimes patrimoniais, inegavelmente, têm ligação com questões sociais e econômicas. É importante destacar que em relação aos crimes de furto e/ou roubo a celulares, especificamente falando, podemos mencionar alguns outros fatores que vêm contribuindo para o aumento desses crimes. O celular é um objeto de fácil comercialização, inclusive porque há um mercado paralelo muito forte, onde as pessoas adquirem esse aparelho por um valor muito abaixo do valor de mercado. Além disso, as pessoas não se preocupam com a procedência, com a origem do celular, se ele foi objeto de crime ou não, justamente por ter essa fácil aceitação social", disse Diogo.

O especialista ressaltou ainda o que as vítimas devem fazer após terem os celulares roubados ou furtados. 
"Vale ressaltar que as vítimas devem, além de realizar o boletim de ocorrência junto a Polícia Civil, devem proceder o bloqueio da linha telefônica por meio dos recursos disponíveis do aparelho. Ademais, devem providenciar um comunicado à operadora da linha telefônica, informando do crime, bem como aos bancos, caso façam uso de suas contas bancárias por meio de aplicativo no aparelho", enfatizou Diogo.
Na última terça-feira (2), um homem foi preso em flagrante por furtar uma loja situada na Rua Teotônio Ferreira de Araújo, no Centro de Campos. De acordo com a Operação Segurança Presente, durante um patrulhamento foram informadas por pessoas de que um suspeito havia acabado de furtar uma loja que inaugurou há pouco tempo na cidade

Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem tentou fugir, mas foi alcançado e detido nas proximidades do estabelecimento comercial. Com ele, os policiais recuperaram os produtos levados do estabelecimento.

A proprietária foi localizada e confirmou o crime. O suspeito possui antecedentes por furto e posse de drogas. Ele foi conduzido para 134ª Delegacia de Polícia, no Centro do município, onde o caso foi registrado.
Celulares furtados
Homem preso por furto de celular no Centro de Campos
Homem preso por furto de celular no Centro de Campos / Reprodução
Já na segunda-feira (1º), um homem foi preso por furtar um celular, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Campos. Em outra ocasião, um celular foi furtado em um evento.
De acordo com a equipe da Operação Segurança Presente, os gritos da vítima, que pedia ajuda, chamou a atenção dos policiais: “Segura esse homem, ele pegou meu celular”. Imediatamente, a equipe policial iniciou a perseguição a pé e conseguiu abordar o suspeito.
A vítima relatou que o homem havia pedido o celular emprestado para fazer uma ligação, aproveitando-se do momento para fugir com o aparelho. No entanto, a ação do homem foi frustrada por uma pessoa que conseguiu recuperar o celular e devolvê-lo à proprietária.

Ele foi encaminhado à 134ª DP/Centro, onde foi autuado por furto e permaneceu preso. O homem já Tinha anotações por furto e estelionato.
Em outro caso, no último dia 24, na Rua General Estilac Leal, no Parque Santa Helena, um suspeito de furtar um celular em um evento foi detido.
De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia apontou que o celular havia sido furtado em um show, por volta das 4h, no Clube de Regatas Saldanha da Gama. Durante buscas, o suspeito foi abordado. Na revista, o celular da vítima foi encontrado.

O suspeito foi levado para a 146ª Delegacia de Polícia, em Guarus, onde foi autuado por receptação. O celular foi devolvido para vítima.
Em nota, a Polícia Militar informou que, de acordo com o comando do 8° BPM (Campos dos Goytacazes), a unidade atua na região mencionada com o objetivo de combater os roubos e furtos em vias públicas, com o emprego de viaturas e motopatrulhas.
"A unidade, por meio de seus setores de inteligência, trabalha para identificar e prender os criminosos envolvidos nesse tipo de delito. Vale mencionar que os casos citados pela equipe de reportagem se enquadram nos considerados delitos de oportunidade, quando os criminosos se aproveitam de brechas no roteiro de policiamento para cometer os atos. Em caso de situações de flagrante prática de crimes, os envolvidos serão presos e conduzidos às delegacias da área", finalizou a nota.
Já a Polícia Civil informou que investiga a atuação de grupos criminosos na região e realiza diligências para identificar e responsabilizar os envolvidos. A instituição atua de forma integrada com a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo, para coibir os roubos e furtos de celular.

"Vale ressaltar que, desde maio, a instituição deflagrou a "Operação Rastreio", maior ofensiva do estado para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares. As ações já resultaram em mais de 5.400 celulares recuperados. Até o momento, são mais de 350 criminosos presos, entre roubadores, furtadores e receptadores. A instituição orienta que as vítimas procurem uma delegacia para registrar os casos, para que os autores possam ser identificados e responsabilizados criminalmente", explicou a Civil. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS