Maestro Ethmar Filho - O ganhador do Grand Prix du Disque
*Maestro Ethmar Filho - Atualizado em 20/02/2025 19:43



Doráti, Antal, famoso e consagrado maestro/compositor americano, nascido na Hungria, Budapeste, em 9 de abril de 1906 e falecido em Gerzensee, perto de Berna, 13 de novembro de 1988, estudou com Leo Weiner, em particular e na Franz Liszt Academy of Music em Budapeste, onde também recebeu aulas de composição do famoso compositor Kodály. Fez parte da equipe da Ópera de Budapeste depois de reger na Dresden State. Foi Generalmusikdirektor (dispensa tradução) em Munster. Em 1933 foi para a França, onde regeu os Ballets Russes de Monte Carlo. Ele fez sua estreia nos Estados Unidos como maestro convidado no National Simphony Orquestra, em Washington, DC, em 1937. Em 1940 estabeleceu-se nos Estados Unidos, naturalizando-se cidadão em 1947. Começou sua carreira americana como diretor musical do American Ballet Theatre em NY (1941–44); depois de servir como regente do Dallas Simphony Orquestra. De 1963 a 1966, ele foi o maestro principal do BBC Simphony Orquestra em Londres; assim como das principais orquestras dos Estados Unidos. Ele fez inúmeras aparições como regente convidado na Europa e América do Norte , ganhando uma merecida reputação. Sua prolífica produção de gravações fez dele um dos maestros mais conhecidos de seu tempo. Suas gravações das óperas e simpósios de Haydn foram particularmente incríveis. Em 1984, ele foi nomeado Cavaleiro Comandante honorário da Ordem do Império Britânico . Em 1969 se casou com Use von Alpenheim, que frequentemente aparecia como solista sob sua direção. Sua autobiografia foi publicada como Notes of Seven Decades (Londres, 1979). Posteriormente tornou-se diretor musical da Orquestra Filarmônica de Estocolmo e mais tarde, simultaneamente, da National Symphony Orchestra, Washington, DC, com quem fez sua estreia americana, em 1937. A excelente reputação internacional de Doráti foi baseado em suas proezas como construtor de orquestra; como um dedicado defensor da música contemporânea, com compreensão particular de Bartok e Stravinsky; e como regente de muitas gravações excelentes. Em 1973 ele completou a formidável tarefa de gravar todas as 107 sinfonias de Haydn, a maioria delas pela primeira vez. Suas muitas composições incluem sinfonias, música de câmara e muitos arranjos para balé. Ele fez sua primeira gravação com a Orquestra Filarmônica de Londres para a gravadora His Master's Voice. Posteriormente, isso foi transferido para a RCA Records , com quem a HMV esteve por algum tempo associada. Ao longo de sua carreira, Doráti fez mais de 600 gravações. Com a Philharmonia Hungarica , Doráti foi o segundo maestro a gravar as sinfonias completas de Joseph Haydn (a primeira edição completa gravada foi regida por Ernst Märzendorfer e a Orquestra de Câmara de Viena , mas teve um lançamento bastante limitado). Ele também gravou um ciclo inédito de óperas de Joseph Haydn e Ancient Airs and Dances de Ottorino Respighi , Suites 1, 2 e 3. Doráti tornou-se especialmente conhecido por suas gravações da música de Tchaikovsky. Ele foi o primeiro maestro a gravar todos os três balés de Tchaikovsky - O Lago dos Cisnes , A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes - completos. Os álbuns foram gravados em mono em 1954 e 1955, pela Mercury Records lançado em CD pela The Doráti Society, com a Minneapolis Symphony Orchestra (mais tarde renomeada para Minnesota Orchestra ), como parte de sua famosa série "Living Presence". Todos os três balés foram inicialmente lançados separadamente, mas posteriormente foram reeditados em um conjunto de 6 LPs. Doráti regravou O Lago dos Cisnes, lançado em CD pela Universal Mercury, mas fez uma gravação estéreo de A Bela Adormecida (completa) com a Concertgebouw Orchestra of Amsterdam para Philips Classics Records , e duas gravações completas em estéreo de "O Quebra-Nozes", uma com a London Symphony Orchestra e outra com a Concertgebouw Orchestra para Philips – tudo isso em um período de cerca de vinte e sete anos. Ele também gravou todas as quatro suítes orquestrais de Tchaikovsky com a New Philharmonia Orchestra e foi o primeiro maestro a fazer uma gravação da abertura "1812" de Tchaikovsky (apresentando a Orquestra Sinfônica de Minneapolis) com canhões reais, banda de metais e sinos de igreja, primeiro em mono em 1954 e depois em estéreo em 1958. Ambos os mono e as versões estéreo "1812" venderam mais de um milhão de cópias e receberam um disco de ouro da RIAA. Ele também gravou todas as seis sinfonias de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica de Londres. Outros compositores proeminentes na carreira de Doráti foram Béla Bartók e Igor Stravinsky . Sua abrangente série de obras orquestrais de Bartók para Mercury foi reunida em um conjunto de 5 CDs.Também fez a primeira gravação estéreo de Coppélia , de Léo Delibes , com a Minneapolis Symphony Orchestra. Um conjunto de álbuns de Der fliegende Hollander de Wagner também está entre as gravações populares de Doráti. Em 1969, ele fez a estreia mundial da gravação do poema tonal Luonnotar de Sibelius, com Gwyneth Jones como solista soprano. Em 1973, regeu a gravação mundial do Concerto para Dois Pianos e Orquestra de Max Bruch , escrito em 1912, mas redescoberto apenas em 1971. Em 1969, com a Filarmônica de Estocolmo, regeu a primeira gravação da Sinfonia nº 7 do compositor sueco Allan Pettersson. Fez gravações digitais, para a inglesa Decca Records (lançada nos Estados Unidos pelo selo londrino), com a Detroit Symphony Orchestra e a Royal Philharmonic Orchestra e a Royal Concertgebouw Orchestra for Philips. Uma delas, a gravação de The Rite of Spring, de Stravinsky, com a Orquestra Sinfônica de Detroit, recebeu o cobiçado prêmio francês Grand Prix du Disque.

Maestro Ethmar Filho – Mestre e Doutorando em Cognição e Linguagem pela UENF, regente de corais e de orquestras sinfônicas há 25 anos.

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