Prefeitura de SJB informa que já cadastra crianças para vacina contra Covid
20/01/2022 21:26 - Atualizado em 20/01/2022 21:29
Macaé inicia vacinação em crianças (Fotos: Bruno Campos/Secom Macaé)
Macaé inicia vacinação em crianças (Fotos: Bruno Campos/Secom Macaé)
A Prefeitura de São João da Barra informou, na noite desta quinta-feira (20), que “o cadastro para a vacinação contra a Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos acontece desde segunda-feira, 17, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF), das 9h às 16h”. Como mostrou mais cedo o blog (aqui), até então, o município era o único do Norte Fluminense a não ter divulgado o calendário de imunização. Ainda de acordo com a Prefeitura. “é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência e em caso de comorbidades ou deficiência da criança, documento que comprove a condição”.
Todas as outras oito prefeituras da região utilizaram seus sites e páginas nas redes sociais para informar sobre o cadastro, mas SJB iniciou o processo sem que nada fosse divulgado previamente. E isso acontece justamente na semana em que a prefeita Carla Machado (PP), em uma live nas redes sociais, desaconselhou a aplicação das doses, levantando narrativas sem comprovação científica sobre riscos da vacinação — já liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendada por entidades médicas, como a própria Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Carla ainda disse que o município vai oferecer um medicamento fitoterápico, sem efeitos colaterais, para ajudar na imunidade das crianças. O posicionamento da prefeita repercutiu negativamente até em veículos de imprensa de abrangência nacional.
A Prefeitura informou, também, que já recebeu 400 doses do imunizante para as crianças — 200 doses no sábado, 15, e mais 200 doses na terça-feira, 18.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]